Diretores de secretaria e assistentes conhecem sistemas que auxiliam na execução

— Foto: ASCOM8

 

Na tarde da sexta-feira (30), a equipe da Central de Execução do TRT8, composta por sua diretora, Juíza Paula Soares (Titular da 15ª VT de Belém e Diretora da Central de Mandados); pelo Juiz Substituto Deodoro Tavares (Coordenador do Núcleo de Pesquisa Patrimonial – NPP); e pelos servidores Henrique Vila Nova (Diretor da Central de Mandados) e Michel Trindade (Coordenador do Núcleo), apresentaram a diretores de secretaria e seus assistentes, alguns sistemas que podem auxiliar na fase de execução.

A novidade foi a apresentação em primeira mão do Banex, um sistema desenvolvido pela Setin/TRT8, que funcionará como um banco de dados cadastrais, dinâmico e relacional. Conforme apresentado por Henrique Vila Nova o mesmo foi criado a partir da necessidade de se concentrar em um mesmo local informações sobre devedores trabalhistas, e tornar mais prática a busca patrimonial e de dados dos executados. Durante a apresentação os presentes conheceram as funcionalidades do sistema e como poderão atuar neste banco, alimentando o mesmo com informações e dele extraindo as informações que precisam. 

Na ocasião, a Juíza Paula Soares destacou que este “banco” ainda está em construção, sendo ajustável no que for necessário, e​,​ para isso, caso os usuários tenham dúvidas no momento da utilização ou mesmo sugestão de melhorias, as mesmas podem ser encaminhadas ao Henrique. No sistema, os usuários poderão ter acesso​,​ além dos dados cadastrais, a documentos e penhoras do executado (com valor), ao relatório de bens do executado (com foto e descrição), informação sobre situações de risco ao oficial de justiça, entre outras informações. Conforme destacou Vila Nova, “ele traz uma concepção de segurança e visa agilizar a execução e evitar o retrabalho”. 

O Banex já está disponível para a utilização, através do link: http://banex.trt8.jus.br/. Para conhecer mais do sistema basta clicar aqui. Em breve, conforme destacou Henrique, será disponibilizada uma vídeo-aula sobre o sistema.

Após este momento, o servidor Michel Trindade apresentou os sistemas ARISP (Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo), que pesquisa registros de imóveis em cartórios cadastrados; INFOJUD (Sistema de Informações ao Judiciário), que realiza pesquisa junto a Receita Federal; e o CCS (Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional), que permite ter acesso a informações sobre contas bancárias. Por não se tratarem de sistemas novos, o momento foi para tirar dúvidas sobre sua utilização.

Veja fotos aqui.