
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, através das suas Escola Judicial (EJUD8) e Escola de Capacitação Itair Sá da Silva (ECAISS), encerrou na sexta-feira (11) o 2º Módulo do Programa de Gestão de Equipes, que tem como objetivo promover a capacitação de servidores da área judiciária que atuam como gestores, com foco no desenvolvimento da equipe a partir de competências comportamentais. O módulo ocorreu em três dias e foi destinado aos Diretores de Secretaria das Varas do Trabalho de Belém e Ananindeua, seus Substitutos imediatos e membros de suas equipes.
A primeira atividade do módulo, ocorrida no dia 08 de março, consistiu no preenchimento do formulário MBTI (Myers-Briggs Type Indicator), que é um instrumento utilizado para identificar o perfil psicológico do indivíduo, suas preferências, formas de percepção, como toma decisões e seu estilo de vida e trabalho. Aplicado de forma on-line, o formulário é enviado diretamente aos participantes pela única empresa responsável por sua aplicação no Brasil . No segundo momento, ocorrido nesta quinta-feira (10), os gestores e substitutos receberam a devolutiva do formulário, realizada pelo Diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas do TRT8, Álvaro Rolo, profissional que possui certificação técnica para realizar a entrega.
Neste momento da devolutiva, os gestores conheceram seus perfis e perceberam a importância do instrumento. Para a Diretora de Secretaria da 3ª Vara do Trabalho de Ananindeua, Karlla Nogueira, saber como está gerenciando pessoas, se autoconhecer é muito importante. “Vi que a minha substituta automática tem um perfil diferente do meu, e achei interessante, porque a gente se dá bem, cada um com seu perfil, mas sabendo adequar isso ao serviço e ao dia a dia, para saber lidar com os conflitos, e não só com os servidores, porque se trabalha o tempo todo com o público externo. Você tem que saber encarar todo dia um desafio diferente”, considerou.
O servidor Eduardo Mário, substituto do Diretor de Secretaria da 19ª VT de Belém, participou do treinamento e se surpreendeu com o resultado. “Inicialmente, quando respondi achei um pouco estranho, mas depois, quando se vê o resultado e se percebe que muito tem a ver com a gente, é surpreendente. Muitos não possuem sensibilidade e não conhecem as peculiaridades de cada servidor, e nesse sentido achei muito legal, porque agora a gente consegue enxergar que cada um tem uma forma de pensar, uma forma de agir, sentimentos diferentes. Mudou muita coisa e achei uma iniciativa louvável”, afirmou.
No terceiro dia do evento, a programação contou com uma palestra do Assistente Social Aluísio Almeida, com o tema “O trabalho em nossa vida”, onde foram abordados diversos aspectos do ambiente de trabalho, as relações interpessoais e os conflitos. Para a servidora Lismônica Oliveira, substituta do Diretor da 1ª VT de Ananindeua, a palestra foi fundamental para mudar a visão do outro. “Achei importante a questão de lidar com o servidor que a gente acha que está dando problema na Vara, que acha que ele é um complicador no setor. Com a palestra pude ver que, com este servidor, a gente pode tanto ajudá-lo, quanto aprender com ele e assim melhorar a relação na Vara e o desenvolvimento no trabalho. Acredito que ele abriu nossa ideia para este ponto".
Conforme destaca Simone Pípolos, Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, o programa faz parte do Plano Anual de Capacitação do TRT8 e durante o ano de 2016 será levado para alguns Fóruns Trabalhistas da 8ª Região. “Desenvolvimento gerencial é um dos tópicos que são obrigatórios no nosso plano de capacitação, por isso estamos levando este tema aos Fóruns Trabalhistas. Esse é o primeiro e agora começamos a cumprir um cronograma em outros Fóruns. Por exemplo, em abril teremos em Abaetetuba, depois em Macapá, Parauapebas, Marabá e Santarém. A ideia é fazer eles se enxergarem enquanto gestores, por isso primeiro passam pelo MBTI, que é o autoconhecimento. Para trabalhar a equipe, a gente primeiro trabalha o gestor, para que ele possa se sentir gestor e ver como irá atuar”, afirma.
Veja fotos aqui.