
A escola de Capacitação Itair Sá da Silva (ECAISS), promove esta semana uma capacitação direcionada a Diretores de Secretaria Removidos para Varas que atuam com o PJe, bem como para servidores que tenham interesse de aprimorar seus conhecimentos no sistema de Processo Judicial eletrônico (PJe).
O curso está sendo ministrado pela servidora Lúcia Regina Pinheiro Veiga, Diretora da 11ª Vara do Trabalho de Belém, e ocorre no período de 4 a 8 de julho, das 08h às 12H e de 13h às 16h, no Laboratório da ECAISS – Térreo do Polo Administrativo.
Para Lúcia Regina, a capacitação possui uma importância enorme, uma vez que todos possuem o conhecimento e competência do que deve ser feito, mas precisam apenas trabalhar o meio. “A primeira coisa que eu tento estabelecer é uma conexão com os procedimentos que eles conhecem do outro sistema, que é o APT. As necessidades de registros, colocação do processo no fluxo correto, etc. Tudo isso já existe no APT, o que temos é apenas um formato diferente de como fazer, então eu puxo a reflexão para o que eles já estão acostumados a fazer e mostro que eles precisam somente do “como”. É isso que estamos fazendo aqui”, disse ela.
Raimundo Ribeiro da Silva é servidor da Justiça do Trabalho há mais de 20 anos. Foi diretor da 1ª VT de Abaetuba e agora foi removido para assumir a Diretoria da VT de Castanhal. Para ele, que sempre trabalhou com outro sistema, este contato está sendo de suma importância, tendo em vista a grande mudança que vem enfrentando para realização de suas atividades. “Como toda a transição, no inicio sentimos dificuldades, mas depois, com o tempo, vamos vencendo isso. Qualquer mudança no inicio é sempre difícil. Com certeza, com treinamento vou chegar lá.”
Além de Diretores Removidos, servidores que buscam se aprimorar no sistema, também participam do treinamento. Um deles é Renato da Costa Amaral, lotado na VT de Santa Izabel, que veio a Belém realizar o curso a convite de seu diretor. Chamado para integrar o TRT8 no último concurso realizado, ele ainda não havia participado de nenhuma capacitação do sistema antes. “Eu estou gostando muito, apenas algumas dificuldades, como em todo o início de algo novo, mas é uma coisa natural e a adaptação e experiência vêm com o tempo.”
Ao todo, aproximadamente 12 servidores participam do curso, que deverá trazer um esclarecimento e celeridade maior para aqueles que trabalham diretamente com o PJe no 1º grau .