ECAISS divulga Cursos a Distância externos que colaboram com o Plano Anual de Capacitação do TRT8

— Foto: ASCOM8

 

Visando otimizar recursos, a escola de servidores itair de sá do trt8 divulga cursos externos abertos e gratuitos em EAD de outras instituições que trabalhem as habilidades priorizadas no Plano de Capacitação do TRT8 do ano de 2018. A capacitação tem o objetivo de criar uma competência no aluno, ensiná-lo habilidades novas para que ele desempenhe uma função. Ela qualifica o servidor para desempenhar melhor determinada função, além de gerar troca de conhecimentos e experiências. 

Para melhorar a qualidade de sua prestação jurisdicional o TRT8 investe em cursos que capacitem e treinem seus servidores de acordo com sua área de atuação dentro do Tribunal. O plano anual de capacitação do TRT8, aprovado pela presidência na Portaria PRESI nº 075/2018, trouxe uma extensa programação dos cursos que estão sendo realizados no decorrer do ano. 

Os cursos são pensados de acordo com a necessidade de cada unidade do Tribunal. A participação dos servidores e a contribuição dos gestores nos cursos e capacitações oferecidos pelo TRT8, é essencial. Cabe ao gestor identificar o que é melhor para equipe, administrá-la e saber a sua real necessidade, mantendo sempre o diálogo com Escola para seja dado o direcionamento correto para unidade. 

Além dos cursos elaborados pelo próprio TRT8 e disponibilizados ao longo do ano, os servidores da ECAISS buscaram cursos externos que possam atender as necessidades das unidades do tribunal.

Dentre as instituições selecionadas estão a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), entidade vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; a ESAF; a CEFOR e a CEAJUD, que oferecem um grande catálogo de curso e nossa equipe do EAD já selecionou alguns cursos para que os servidores passam aprimorar seus conhecimentos e carreira dentro do trt8.

Confira os cursos selecionados para os servidores do TRT8:

  1. INTRODUÇÃO À LIBRAS
  2. ÉTICA E SERVIÇO PÚBLICO
  3. EDUCAÇÃO FINANCEIRA
  4. ÉTICA E SERVIÇO PÚBLICO  
  5. INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROCESSOS
  6. INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS
  7. ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
  8. ATENDIMENTO AO PÚBLICO 
  9. GESTÃO DOCUMENTAL NO PODER JUDICIÁRIO

 

Saiba mais de cada curso selecionado:

1.INTRODUÇÃO À LIBRAS

OBJETIVO: capacitação de servidores no âmbito da Justiça do Trabalho da 8ª Região, de primeiro e segundo graus, para atendimento a pessoas surdas e adoção de tradutores e intérpretes de LIBRAS no Poder Judiciário Brasileiro para viabilizar e ampliar o acesso à justiça, em conformidade com a Resolução nº 64, do CSJT.
MODALIDADE: À distância.
TIPO DE INSTRUTORIA: Autoinstrucional.
INSTITUIÇÃO: ENAP – Escola Nacional de Administração Pública.
ENDEREÇO: www.enap.gov.br – EVG (Todos os cursos – Ética e Cidadania – Introdução à Libras)
https://evg.gov.br/curso/11
PÚBLICO-ALVO: Servidores das Secretarias das Varas Trabalhistas da Sede e Fora da Sede, dos Gabinetes de Desembargadores e demais servidores que atuam no atendimento ao cidadão usuário.
PRÉ-REQUISITO: não há.
CARGA HORÁRIA: 60 horas/aula.
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: Poderá se inscrever a qualquer momento
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1 Surdez e sociedade
1.1 Causas, descoberta e graus de perda auditiva
1.2 Perspectiva ouvintista e socioantopológica
1.3 Legislação sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras)
1.4 Comunicação com surdos
1.5 Identidade e cultura surda
2 Prática de Libras: primeiro contato, alfabeto manual e pronomes pessoais
3 Prática de Libras: expressões faciais e família
4 Prática de Libras: calendário e números em Libras
5 Prática de Libras: casas e cômodos
6 Prática de Libras: meios de transporte
7 Prática de Libras: animais e classificadores
8 Prática de Libras: profissões
METODOLOGIA: Este curso será realizado na modalidade à distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual Enap, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas. As atividades avaliativas ficam abertas apenas durante o período do curso e são corrigidas diretamente pela plataforma Moodle de forma automática. Elas englobam exercícios com questões elaboradas em diferentes níveis de dificuldade e formatos.
Importante: Este curso é sem tutoria. Não há presença de tutor para tirar dúvidas de conteúdo e de outras ordens. Nesse sentido, o participante é responsável por seu próprio aprendizado, desenvolvendo-o de maneira autônoma e auto motivacional, e deverá estar atento para a organização e a gestão do tempo, definindo seu ritmo de estudos.
RECURSOS E TECNOLOGIAS NECESSÁRIAS: Equipamentos multimídia e computador conectado em rede.
INVESTIMENTO: Sem ônus.
 

3 . EDUCAÇÃO FINANCEIRA

OBJETIVO: contribuir com a sensibilização a respeito da cultura da gestão de finanças pessoais.
MODALIDADE: À distância.
TIPO DE INSTRUTORIA: Autoinstrucional.
INSTITUIÇÃO: ESAF – ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA
ENDEREÇO: http://www.esaf.fazenda.gov.br/assuntos/cursoseventos/educacao-a-distanc...
PÚBLICO-ALVO: Servidores em geral.
PRÉ-REQUISITO: não há.
CARGA HORÁRIA: 20 horas/aula.
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: Poderá se inscrever a qualquer momento

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Nossa relação com o dinheiro;
  2. orçamento pessoal ou familiar;
  3. Crédito e endividamento;
  4. Consumo planejado e consciente;
  5. Poupança e investimento – prevenção e proteção;
  6. consumindo serviços financeiros.

METODOLOGIA: educação à distância, com o uso da ferramenta moodle. Da ESAF.
RECURSOS E TECNOLOGIAS NECESSÁRIAS: Equipamentos multimídia e computador conectado em rede.
INVESTIMENTO: Sem ônus.

4. ÉTICA E SERVIÇO PÚBLICO
OBJETIVO: Reconhecer as implicações éticas em sua prática profissional, assegurando procedimentos e decisões coerentes com os valores e princípios que regem o exercício da função. Identificar os principais avanços e desafios do serviço público brasileiro, particularmente na dimensão dos valores e condutas individuais do servidor, para a consolidação da cidadania e do Estado democrático.
MODALIDADE: À distância.
TIPO DE INSTRUTORIA: Autoinstrucional.
INSTITUIÇÃO: ENAP – Escola Nacional de Administração Pública.
ENDEREÇO: www.enap.gov.br
https://evg.gov.br/curso/4
PÚBLICO-ALVO: Servidores em geral.
PRÉ-REQUISITO: não há.
CARGA HORÁRIA: 20 horas/aula.
PERÍODO DE INSCRIÇÃO: Poderá se inscrever a qualquer momento.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1 Conceitos básicos
1.1 Os sentidos atribuídos à ética
1.2 Relativismo ético
1.3 Ética e filosofia
1.4 Ética, política e direito
1.5 Educação Ética
2 Ética da Vida Pública
2.1 A vida pública e a esfera privada: o Estado
2.2 Democracia e cidadania
2.3 Cidadania no Brasil
2.4 Serviço Público e desafios do Estado contemporâneo no Brasil
2.5 Responsabilidade pública (Accountability)
3 Conduta no Serviço Público
3.1 Regras de conduta
3.2 Profissionalismo, decoro e civilidade
3.3 Códigos de ética no Serviço Público
3.4 Iniciativas da Administração Pública federal
METODOLOGIA: educação à distância, com o uso da ferramenta moodle da ENAP.
RECURSOS E TECNOLOGIAS NECESSÁRIAS: Equipamentos multimídia e computador conectado em rede.
INVESTIMENTO: Sem ônus.

5. INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROCESSOS
OBJETIVO: Compreender os benefícios da metodologia de gestão de processos aplicada à organização e sua influência na tomada de decisão. Conhecer técnicas para identificar, mapear, redesenhar, melhorar e gerir processos de trabalho que contribuem para o desenvolvimento de uma cultura voltada para a melhoria contínua.
MODALIDADE: À distância.
TIPO DE INSTRUTORIA: Autoinstrucional.
PARCERIA: ENAP – Escola Nacional de Administração Pública.
ENDEREÇO: www.enap.gov.br
https://evg.gov.br/catalogo#inicio-listagem-cursos
PÚBLICO-ALVO: Servidores em geral.
PRÉ-REQUISITO: não há.
CARGA HORÁRIA: 20 horas/aula.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1 Conceitos Básicos
1.1 Eliminação de falhas
1.2 Atividades que não agregam valor
1.3 Foco no cliente
1.4 Gestão de Processos
1.5 Abordagem de Proessos
1.6 Visão sistêmica
2 Gestão e melhoria de processos
2.1 Objetivos estratégicos da organização
2.2 Processos críticos
2.3 Donos dos processos
2.4 Missões dos processos e necessidades dos clientes
2.5 Abordagem inicial do processo
2.6 Critérios para mapeamento e modelagem
3 Indicadores estratégicos
3.1 Definição
3.2 Planejamento
3.3 Monitoramento de desempenho
4 Ferramentas para gestão de processos
4.1 Ciclo PDCA
4.2 5W2H
4.3 Check-list
4.4 Diagrama de causa e efeito (Ishikawa)
4.5 Brainstorming
4.6 Benchmarking

METODOLOGIA: Este curso será realizado na modalidade à distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual Enap, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas. As atividades avaliativas ficam abertas apenas durante o período do curso e são corrigidas diretamente pela plataforma Moodle de forma automática. Elas englobam exercícios com questões elaboradas em diferentes níveis de dificuldade e formatos.
Importante: Este curso é sem tutoria. Não há presença de tutor para tirar dúvidas de conteúdo e de outras ordens. Nesse sentido, o participante é responsável por seu próprio aprendizado, desenvolvendo-o de maneira autônoma e auto motivacional, e deverá estar atento para a organização e a gestão do tempo, definindo seu ritmo de estudos.
RECURSOS E TECNOLOGIAS NECESSÁRIAS: Equipamentos multimídia e computador conectado em rede.
INVESTIMENTO: Sem ônus.

6. INTRODUÇÃO À GESTÃO DE PROJETOS
OBJETIVO: Identificar os conceitos relativos a projetos, operações, programas, portfólios e gerenciamento de projetos. Identificar os conceitos relativos a partes interessadas, competências necessárias ao gerente/líder de projetos, áreas de conhecimento, grupos de processos, ciclo de vida, fases de projetos e metodologias de gerenciamento de projetos. Identificar os conceitos relativos aos grupos de processos de gerenciamento de projetos.
MODALIDADE: À distância.
TIPO DE INSTRUTORIA: Autoinstrucional.
INSTITUIÇÃO: ENAP – Escola Nacional de Administração Pública.
ENDEREÇO: www.enap.gov.br
https://evg.gov.br/catalogo#inicio-listagem-cursos
PÚBLICO-ALVO: Servidores em geral.
PRÉ-REQUISITO: não há.
CARGA HORÁRIA: 20 horas/aula.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
1 Contextualização
1.1 História do gerenciamento de projetos
1.2 Fontes de conhecimento sobre gerenciamento de projetos
1.3 Projeto e Operação
1.4 Gerenciamento de projetos
1.5 Programa e Portfólio
2 Conceitos básicos
2.1 Partes interessadas
2.2 Competências necessárias ao líder/gerente de projetos
2.3 Estilos de gerência
2.4 Estrutura organizacional
2.5 Escritório de gerenciamento de projetos
2.6 Áreas de conhecimento e grupos de processos
2.7 Ciclo de vida de um projeto
2.8 Fases do projeto
2.9 Metodologias e ferramentas
3 Grupos de processos e gerenciamento de projetos
3.1 Iniciação do projeto
3.2 Planejamento
3.3 Execução
3.4 Monitoramento e Controle
3.5 Encerramento

METODOLOGIA: Este curso será realizado na modalidade à distância, via internet, utilizando-se a plataforma Moodle, disponível na Escola Virtual Enap, tanto para apresentação do conteúdo quanto para cumprimento e gerenciamento das atividades avaliativas. As atividades avaliativas ficam abertas apenas durante o período do curso e são corrigidas diretamente pela plataforma Moodle de forma automática. Elas englobam exercícios com questões elaboradas em diferentes níveis de dificuldade e formatos.
Importante: Este curso é sem tutoria. Não há presença de tutor para tirar dúvidas de conteúdo e de outras ordens. Nesse sentido, o participante é responsável por seu próprio aprendizado, desenvolvendo-o de maneira autônoma e auto motivacional, e deverá estar atento para a organização e a gestão do tempo, definindo seu ritmo de estudos.
RECURSOS E TECNOLOGIAS NECESSÁRIAS: Equipamentos multimídia e computador conectado em rede.
INVESTIMENTO: Sem ônus.

7. ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
OBJETIVO: perceber que organizando melhor nossas atividades podemos fazer um uso mais eficiente do tempo e melhorar a qualidade de vida.
MODALIDADE: À distância.
TIPO DE INSTRUTORIA: Autoinstrucional.
INSTITUIÇÃO: CEFOR – CÂMARA DOS DEPUTADOS
ENDEREÇO: http://educacaoadistancia.camara.leg.br/site/
PÚBLICO-ALVO: Servidores em geral.
PRÉ-REQUISITO: não há.
CARGA HORÁRIA: 5 horas/aula.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. O que é tempo?
  2. Qualidade de Vida;
  3. Como organizar o tempo?
  4. No domínio do tempo;
  5. Definindo Prioridades.

METODOLOGIA: educação à distância, com o uso da ferramenta moodle.
RECURSOS E TECNOLOGIAS NECESSÁRIAS: Equipamentos multimídia e computador conectado em rede.
INVESTIMENTO: Sem ônus.

8. ATENDIMENTO AO PÚBLICO

OBJETIVO: Atender ao público é bem mais que apenas prestar informações. Inevitavelmente, consiste em prestar informações precisas e com eficiência, mas é também compreender processos de comunicação e de relacionamento para que possamos aprimorar a qualidade deste atendimento. O Curso de Atendimento do Público apresenta aspectos da Administração Pública e do processo comunicacional e, apesar de dirigido ao serviço público, pode se tornar útil para melhoria da qualidade de atendimento de todos que atendem ao público.
MODALIDADE: À distância.
TIPO DE INSTRUTORIA: Autoinstrucional.
INSTITUIÇÃO: CEFOR – CÂMARA DOS DEPUTADOS
ENDEREÇO: http://educacaoadistancia.camara.leg.br/site/
PÚBLICO-ALVO: Servidores em geral.
PRÉ-REQUISITO: não há.
CARGA HORÁRIA: 05 horas/aula.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Administração Pública
  2. Comunicação.

METODOLOGIA: educação à distância, com o uso da ferramenta moodle.
RECURSOS E TECNOLOGIAS NECESSÁRIAS: Equipamentos multimídia e computador conectado em rede.
INVESTIMENTO: Sem ônus.

9. GESTÃO DOCUMENTAL NO PODER JUDICIÁRIO
OBJETIVO: Definir o que é informação arquivística; apresentar os pressupostos relativos ao princípio da proveniência; resumir a abordagem das três idades; Detalhar as funções arquivísticas; identificar a evolução das formas de registro e dos suportes da informação; apontar as disposições constitucionais, legais e constantes de Resoluções e Recomendações do CNJ, sobre gestão documental no Poder Judiciário; conhecer o Proname e seus instrumentos, a aplicação de suas normas de funcionamento e dos instrumentos de gestão arquivística para o Poder Judiciário; detalhar o modelo de gestão documental.
MODALIDADE: À distância.
TIPO DE INSTRUTORIA: Autoinstrucional.
INSTITUIÇÃO: CEAJUD – CNJ
ENDEREÇO: http://www.cnj.jus.br/formacao-e-capacitacao/cursos-abertos
PÚBLICO-ALVO: Servidores em geral.
PRÉ-REQUISITO: não há.
CARGA HORÁRIA: 05 horas/aula.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  1. Introdução à gestão arquivística;
  2. Marco legal da gestão de documentos no poder judiciário;
  3. Programa nacional de gestão documental e memória do poder judiciário - Proname/CNJ;
  4. Gestão documental aplicada e preservação/divulgação da memória nos tribunais.

METODOLOGIA: educação à distância, com o uso da ferramenta moodle.
RECURSOS E TECNOLOGIAS NECESSÁRIAS: Equipamentos multimídia e computador conectado em rede.
INVESTIMENTO: Sem ônus.