Este ano, foi lançado pela Editora Atlas a obra "O Novo CPC e o Processo do Trabalho. Estudos em Homenagem ao Ministro Walmir Oliveira da Costa", coordenada pelo jurista e Desembargador do Trabalho da 2ª Região, Sérgio Pinto Martins.
O jurista ressalta a relevância acadêmica do Ministro do Tribunal Superior do Trabalho Walmir Oliveira da Costa, nascido em Irituia, Pará, magistrado de carreira do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) e Professor de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.
Na sinopse da publicação, o coordenador destaca "suas decisões são sempre pautadas na difícil técnica de fazer justiça, que só poucos, como ele, sabem fazer. Outrora disse o Professor Ivo Dantas que ele é um dos melhores magistrados que já viu.
Nas palestras em que vi o Ministro apresentar, nota-se, também, a sua sólida formação em Direito Civil e amplos conhecimentos sobre responsabilidade civil, indicando a sua característica de professor. Suas exposições retratam o que já disse Cora Coralina; feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensinam.
Nesse momento da publicação do novo CPC é necessário o seu estudo e a sua divulgação, inclusive em relação à sua aplicação no processo do trabalho, o que foi feito por vários autores de renome neste livro.
É justa e merecida a homenagem ao Ministro Walmir Oliveira da Costa pelos ilustres doutrinadores, professores e juízes que escreveram artigos sobre o novo CPC, pois o Ministro sempre faz mais de uma ideia crescer onde, muitas vezes, nem mesmo existia uma".