As três escolas judicias de formação de magistrados brasileiros (ENAMAT, ENFAM e ENAJIM), pela primeira vez na história, reuniram-se, na segunda-feira (14), no TST, para discutir as competências profissionais do juiz do século XXI.
O encontro marca o início da Era da formação conjunta de todos os segmentos do Poder Judiciário, a partir de definições das competências profissionais que a Justiça brasileira quer e deseja priorizar para atender os novos desafios da sociedade brasileira deste novo século.
E como ponto de partida, uma comissão mista foi constituída para a elaboração de um estudo e proposta à unificação dos programas de formação inicial e à remodelagem do concurso para o ingresso na carreira da magistratura.
Participaram desse encontro histórico a ministra Cármen Lúcia, vice-presidente do STF; o ministro Dias Toffoli (presidente do TSE); o ministro Renato Paiva, diretor da ENAMAT; o ministro João Otávio de Noronha, do STJ e diretor da ENFAM; e o ministro José Coelho Ferreira, do STM e coordenador geral da ENAJUM.
Todas as escolas judiciais dos 24 regionais da Justiça do Trabalho estiveram presentes, sendo que a EJUD do TRT da 8ª região foi representada pelo Juiz Océlio de Jesus C. Morais, na condição de vice-diretor, que declarou "A Justiça do Trabalho da 8ª região, por sua Escola Judicial, entra assim nos memoriais da histórica reunião que deu o primeiro passo oficial à transformação sistêmica da concepção substancial e estrutura da seleção e formação inicial dos magistrados brasileiros".