Escolas públicas recebem programação da Semana da Aprendizagem

— Foto: ASCOM8

 

No terceiro dia da Semana Nacional da Aprendizagem realizada na 8ª Região Trabalhista levou aos jovens de três escolas públicas de Belém, palestra e dramatização sobre aprendizagem, treinamento para primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos, além de material informativo sobre trabalho infantil. A ação atingiu mais de 700 estudantes das Escolas Estaduais Visconde de Souza Franco, Marilda Nunes e Marechal Cordeiro de Farias.

Na Escola Estadual de Ensino Médio Visconde de Souza Franco, cerca de 400 alunos acompanharam a palestra e dramatização realizada pelo SENAC, com o objetivo de esclarecer sobre a Lei da Aprendizagem. Para a estudante Eduarda Pantoja, de 16 anos, foi possível compreender que a aprendizagem é uma oportunidade para a vida profissional. “O jovem que tem muito tempo ocioso fica à mercê de caminhos ruins. É maravilhosa a oportunidade que temos. Muitos jovens dizem que não podem fazer mais nada porque estão estudando, mas esses programas facilitam muito a nossa vida, porque dá pra trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Eu gostei do que falaram aqui porque além de ver uma opção de emprego também vi que tem os cursos que a gente faz e vai se aperfeiçoando”, afirmou. A professora Lucília Pereira, que ministra inglês na escola, observa que os alunos que participam do programa de aprendizagem são justamente os que demonstram ser mais interessados e responsáveis.

Os estudantes das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio Marilda Nunes e Marechal Cordeiro de Farias, receberam através da programação o treinamento do Corpo de Bombeiros sobre primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos, que os orientou sobre como agir em situações de risco. De acordo com o Subtenente Souza, que realizou o treinamento, o objetivo é chamar a atenção deles para casos de risco e como eles podem ajudar. “Temos uma incidência de incêndios e adicentes domésticos muito grande em Belém, e observamos que na maioria das vezes quem toma a primeira atitude são os jovens, daí a importância de repassar essas informações para este público, para que tenham noção do que fazer no exato momento de uma ocorrência”, relatou.

 

“A escola pública necessita dessa

parceria e quando conseguimos,

para nós foi como se tivéssemos

conseguido um sonho”

 

Para os estudantes do 9º ano da Escola Marilda Nunes, localizada no bairro do Benguí, periferia de Belém, a Semana da Aprendizagem levou o curso “Crescendo e Empreendendo”, desenvolvido pelo Sebrae, através do Programa Nacional de Educação Empreendedora, que insere na educação formal conteúdos de empreendedorismo. Conforme explica Isabelle Eleres, Coordenadora do Programa no Pará, o curso visa despertar nestes alunos o comportamento empreendedor. “A principal expectativa é contribuir na formação e fazer com que sejam intraempreendedores. Esperamos que essa iniciativa contribua para que tenham uma visão diferenciada do mundo do trabalho, de perspectiva de vida e forme também para cidadania”, declarou.

Participarão do curso durante toda a semana 120 alunos, na faixa etária de 14 a 16 anos, divididos em duas turmas. Para Vitória Lorena Duarte, de 14 anos, o curso trouxe muitos conhecimentos novos. “Estamos interagindo muito, aprendendo coisas que não sabíamos e que a gente vai poder repassar para outros adolescentes. Isso vai nos ajudar futuramente, as pequenas coisas que estão sendo ensinadas vão nos edificar futuramente”, acredita. Para o estudante José Augusto Ribeiro, de 14 anos, o curso é uma oportunidade para os jovens que querem ingressar no mercado de trabalho. Já atuando como jovem aprendiz há 2 meses e meio, sua expectativa com esta formação do Sebrae é “adquirir novos aprendizados, mais consciência do que é ser uma pessoa no mercado de trabalho, me trazer ideias de oportunidades para ganhar dinheiro e poder ajudar minha família”.

Para a Diretora da Escola Marilda Nunes, Ivanete Figueiredo, receber esta iniciativa do TRT8 foi muito satisfatório. “A escola pública necessita dessa parceria e quando conseguimos, para nós foi como se tivéssemos conseguido um sonho. As dificuldades são muitas e com ações assim, o nosso aluno começa a ser um cidadão também, começa a ter criticidade e observar que não é só o mundinho dele aqui, mas que existe algo maior para ele, a partir do momento que começa a fazer um curso como este. Estão trocando experiências com outros colegas e isso é super importante”, declarou. A escola recebeu ainda, durante o terceiro dia da programação, o Projeto Acadêmico Padrinho-Cidadão, da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil do TRT8, através da atuação das acadêmicas da Faculdade Maurício de Nassau, Wanessa Martins, Wanila de Oliveira e Kyse Viana, que levaram para as crianças do 6º ano histórias em quadrinhos sobre o tema Trabalho Infantil.

Na ocasião, a Diretora da Escola recebeu a proposta de que o material fosse lido pelos alunos e, a partir disso, as crianças realizassem atividades expressando seu entendimento sobre o assunto, através de desenhos, textos, poemas, entre outras opções. A ideia foi bem aceita e a atividade será desenvolvida com cerca de 40 alunos na faixa etária de 10 a 11 anos. Para a Diretora Ivanete Figueiredo, por estarem em um bairro periférico é fundamental a abordagem deste tema. “Sabemos que nosso aluno trabalha, ele é criança mas tem o trabalho dele. A partir dessa atividade ele vai começar a perceber, não só ele mas a família também, que realmente não é para estar trabalhando, mas sim estudando, para se preparar para um futuro melhor. Estamos através do projeto do TRT8 dando para eles esse norte”, declarou.

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