Evento nacional do CONEMATRA ​realizado em em Belém

— Foto: ASCOM8

 

Reunindo cerca de 55 participantes, entre magistrados e servidores das Escolas Judiciais e Escolas Associativas da Justiça do Trabalho de todo o Brasil, teve início nesta quinta-feira (18), no Salão Nobre do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, a programação da 50ª Assembleia Geral Ordinária e Reuniões de Trabalho do Conselho Nacional das Escolas de Magistratura do Trabalho (CONEMATRA). A programação teve início às 8h30 com a capacitação dos assessores pedagógicos das Escolas Judiciais.

A abertura oficial foi realizada no início da tarde, tendo na mesa de abertura a presença do Presidente do TRT8, Desembargador Sérgio Rocha; do Presidente do CONEMATRA, Desembargador Brasilino Ramos (TRT10); do Diretor da EJUD8, Des. Marcus Losada; do Vice-Diretor da EJUD8 e Secretário Geral do CONEMATRA, Juiz do Trabalho Océlio Morais; e do Presidente da AMATRA8, Juiz do Trabalho Pedro Tourinho Tupinambá. 

O evento​,​ que acontece a cada dois meses, tem como objetivo o compartilhamento de experiências, conforme destaca o Presidente do Conselho, Des. Brasilino Ramos. “O CONEMATRA é um amplo fórum que tem um segredo, é um fórum horizontal. Aqui não existe toga, nem entre os magistrados, nem entre nós e os assessores. Aqui estamos compartilhando sempre, compartilhando os problemas, as soluções, e sempre com os olhos voltados para o aperfeiçoamento. O segredo é dividir problemas e a busca de soluções, colocando em comum tudo isso e tentando fazer disso uma construção coletiva, esse nosso papel”, destacou.
De acordo com o Juiz do Trabalho Océlio Morais, ter este evento na 8ª Região é importante pela troca de experiências que proporciona e destaca a temática do evento. “É muito importante sediar porque traz todas as escolas do ​P​aís para cá e essa troca de experiências é fundamental, porque a gente cresce também com a experiência das outras escolas e aprende a reaprender com as novas técnicas que se apresentam. A temática desse CONEMATRA é os desafios da formação do juiz do terceiro milênio, ou seja, como as escolas judiciais estão pensando em elaborar processos formativos para o juiz do terceiro milênio que a sociedade espera”, afirmou. Após a abertura oficial, a temática foi abordada pela Desembargadora do TRT8, Pastora do Socorro Teixeira Leal, na palestra motivacional com o tema “O magistrado do século XXI e os desafios das Escolas”.

O evento traz em sua programação ainda momentos de debates entre os assessores, para tratar temas específicos voltados as suas rotinas de trabalho dentro das escolas judiciais. Para a assessora da Escola Judicial da 10ª Região, Rosana Sanjad, este momento é importante porque “proporciona o compartilhamento de conhecimentos, o que tem favorecido no desenvolvimento dos assessores em termos de metodologia, de técnicas mais atuais de educação e auxiliado no planejamento do desenvolvimento do ensino e da formação continuada para magistrados e servidores na grande maioria das escolas”.

Após a palestra motivacional, todos os presentes participaram da Oficina de Trabalho com discussão em grupos e exposição das conclusões, com a coordenação do Juiz Océlio Morais e tendo como facilitador o Juiz do Trabalho Carl​os​ Alberto Lontra. A programação te​ve continuidade a partir das 8h30, desta sexta-feira (19), com a realização da Assembleia Geral Ordinária, tendo como público-alvo os magistrados. Entre os temas da pauta da Assembleia estão o papel institucional da Justiça do Trabalho no contexto atual e o Concurso Nacional da Magistratura.

Veja fotos aqui.