
#paratodosverem Fotografia colorida com filtro azul. No topo, à esquerda, logo do Day Clinic e o texto: quem faz recomenda. No centro, fita de tecido com a logo do Day Clinic. No rodapé, logos do PAS, do TRT-8 e da Justiça do Trabalho.
Há dois anos, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) implementou uma nova modalidade de check-up: o Day Clinic. O diferencial está em realizar uma grande variedade de exames completos, incluindo laboratoriais e de imagem, em um só lugar, em um único dia. O serviço é oferecido por meio do Plano de Assistência à Saúde (PAS) do TRT-8, com disponibilidade mesmo para aqueles servidores e magistrados não vinculados ao PAS.
“Todos os exames são concentrados no mesmo prédio para fazer ao longo do dia. Foi perfeito! Você chega de jejum para fazer aqueles que precisam de jejum, depois tem um bom café da manhã e segue para os demais. Tudo é planejado, a ordem dos exames, para não nos deixar em desconforto e permitir a circulação sem ser cansativo. O acolhimento é perfeito. Realmente o dia foi passando e eu nem me dando conta”, relata a juíza do Trabalho Núbia Guedes, que passou por esta experiência em 2022.
O diretor da Secretaria de Comunicação (Secom) do TRT-8, Edney Martins, também ressaltou o amplo conforto e gentileza no atendimento quando experimentou o Day Clinic, ano passado. “E com resultados obtidos no mesmo dia, já sendo lidos pelos médicos, que estão lá programados para o atendimento”, acrescentou. “A gente teve também um pós, tem consulta com o médico do Trabalho do TRT, com análise dos exames, e recomendação para acompanhamento de outros profissionais”, adiciona a juíza Núbia Guedes.
A magistrada chegou a descobrir um nódulo e receber orientações de tratamento e de acompanhamento posterior. “Fiz novos exames esse ano, por fora, ginecologista está acompanhando, e foi por conta desse exame no Day Clinic, que eu nunca tinha feito, que identificamos”, diz ela. “Para mim, foi muito bom. Recomendo para todo mundo. Até elogiei o PAS pela disponibilidade para todos juízes e servidores, pois eu não era vinculada, tinha plano próprio. É um diferencial porque não tenho esse tipo de serviço no meu plano e pude desfrutar dessa facilidade”.
A experiência foi tão positiva, que, mais do que elogiar, a magistrada decidiu assinar o Plano de Assistência à Saúde (PAS) do TRT-8. “Eu fiz minha inscrição no PAS motivada pelo Day Clinic e depois da vinda da equipe de saúde ao Fórum de Macapá. Eles mostraram as vantagens do plano, eu já tinha essas referências boas e acabei contratando”, conta a juíza, que atua no Amapá e aproveitou uma vinda a Belém para usufruir do programa. Por enquanto, só há laboratórios da capital paraense credenciados para realizar este serviço, que pode ser acessado por todas e todos magistrados(as) e servidores(as) que tenham interesse, inclusive os de fora de sede, que devem assumir o custo de deslocamento até Belém.
#paratodosverem Fotografia da juíza Núbia Guedes. À esquerda, aspas da juíza. No rodapé, o texto: viver bem para estar presente, marque seu day clinic pelo email: codsa.enfermagem@trt8.jus.br. Ao lado, logos da justiça do trabalho, do PAS e do TRT8.
DIVISOR DE ÁGUAS
Edney Martins também considera sua experiência no Day Clinic um divisor de águas na atenção com a saúde. “Nós, homens, costumamos ser um pouco negligentes nesse tipo de cuidado regular, com realização de exames periódicos e manutenção do [Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional] PCMSO em dia, e poder contar com a possibilidade de um atendimento diverso em um momento único do dia contribui muito para quebrar essa resistência no autocuidado”, considera.
Dentre todos os exames, a novidade para o diretor da Secom foi o de próstata. “Como já passei dos 50 anos de idade, o exame é obrigatório e preventivo do câncer que mais mata os homens, que, infelizmente, já chegam adoecidos previamente pelo preconceito. Posso dizer que é mais rápido do que pensamos e é impressionante ver como algo tão simples pode ser maximizado pela falta de informações. O tribunal e o PAS estão de parabéns pela iniciativa e pelo investimento, porque mostram uma atenção diferenciada com nosso pessoal”, agradece Edney Martins.
O Day Clinic pode ser realizado anualmente (para os maiores de 45 anos) e de forma bianual (aos que tenham até 45 anos), ambos com a realização de todos os exames e consultas em um único dia em até 12 horas. A coordenação do PAS informou que não se trata do citado PCMSO, mas o servidor poderá substituí-lo, se assim optar. A recomendação é a de que todos já passem a adotá-lo, para atendimento do PCMSO.
A chamada dos servidores para a realização dos exames do PCMSO é feita por e-mail pela Secretaria de Saúde (Sesau). Ao ser chamado, o servidor deve emitir a guia de exames no site do PAS, e, após isso, será direcionado para o Day Clinic, para solicitar os exames. De posse da guia, a clínica credenciada vai marcar os exames e devolverá para a Sesau, que informará, também por e-mail, as informações referentes à solicitação do(a) servidor(a).