Exposição no TRT8 retrata Belém através de desenhos com estilete em papel cartão

— Foto: ASCOM8

 

No próximo dia 29 de abril, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região abrirá mais uma exposição em homenagem aos 400 anos da cidade de Belém. Intitulada “Belém: Tributo em Preto e Branco”, a exposição do artista plástico Paulo Guimarães retrata pontos turísticos da capita paraense​ e suas​ referências culturais​, os relacionando com o mundo do trabalho.

Paulo Guimarães é natural do Estado do Amapá e está radicado em Belém desde a década de 80. Iniciou sua carreira há mais de 20 anos em projetos da Fundação Tancredo Neves, como "Praça Aberta" e "Sessão Espaço". O artista conta que é auto didata, mas que seu interesse pela arte começou ainda criança, ​a​través de seu pai​,​ que também era artista e lhe ensinou a desenhar.

Iniciou seus trabalhos com pintura em óleo sobre tela, e​,​ ao longo da carreira​,​ desenvolveu outras técnicas como colagem e giz de cera sobre nanquim, até chegar à técnica atual que define como 'desenho com estilete sobre papel cartão', mas também pode ser identificado como gravura ou ponta seca. Está é a técnica utilizada nas obras que estarão em exposição no Espaço Cultural Ministro Orlando Teixeira da Costa, no TRT8.

“Geralmente eu desenho em uma folha de papel separadamente, sobreponho essa folha no papel cartão preto com brilho e vou fazendo os contornos, marcando geralmente com esferográfica preta de forma que apareça as marcas do desenho no papel, depois pego o estilete e vou manipulando seguindo as marcas”, explica a técnica.

Paulo já expôs em espaços bem ecléticos como: Pizzaria Napolitana, Galeria Don Pablo, Clube Caixa Parah, Cabana Clube de Barcarena e no Aeroporto Internacional de Belém. É a primeira vez que expõe em um tribunal e se diz bastante entusiasmado. "Eu achei interessante. O Espaço é muito bom e quem me apresentou foi um outro colega artista que já expôs aqui", declarou. Atualmente, Paulo Guimarães, além de ​atuar no ​seu ateliê, dá aulas como arte-educador na escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marechal Cordeiro de Farias.

Serviço: Exposição “Belém: Tributo em Preto e Branco”Data: Abertura dia 29 de abrilHorário: 11hLocal: Espaço Cultural Ministro Orlando Teixeira da Costa - prédio sede do TRT8, na Trav. Dom Pedro I, em frente a Praça Brasil.Visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.