
Com o objetivo de capacitar os servidores lotados fora da Sede na metodologia de levantamento dos riscos em suas unidades, o Grupo de Apoio à Gestão de Riscos reproduziu parte do curso ministrado presencialmente, na sala de aula da ECAISS, em três vídeo-aulas. Os vídeos são curtos e objetivos, levando em torno de 10 minutos cada e focam no preenchimento da Matriz FMEA e o Plano de Tratamento de Riscos.
O Treinamento Prático da Gestão de Riscos para o Núcleo Fora da Sede foi gravado especialmente para esta finalidade e agendado para ocorrer a partir de segunda-feira (5/9).
O servidor Alberto Rodrigues, lotado na Coordenadoria de Governança Institucional – COGIN, participou ativamente na produção deste material e conta que foi um trabalho em conjunto, envolvendo todo o Grupo de Apoio. “Tentamos buscar a simplificação do conteúdo. Para conseguirmos a essência do conhecimento da Gestão de Riscos usamos as técnicas de brainstorming, Bow Tie e Matriz FMEA. Desta forma, conseguimos transformar 15 horas de teoria em 26 minutos de vídeo-aula. Durante todo o processo, eu submetia o material gravado para o Grupo de Apoio, que sempre contribuía com sugestões de ajustes. O primeiro módulo, que hoje tem 8 minutos, tinha quase 28 minutos no início. Foi um trabalho de dedicação intensa que durou mais de uma semana. Para a produção deste material, recorremos a inúmeras ferramentas e softwares como o flashback, Windows Media Player e Format factory.”
Os vídeos foram disponibilizados no Canal do TRT8 no YouTube e seu endereço enviado para todos os servidores de fora da Sede para acesso direto.
João Batista Neto, servidor da Chefia de Distribuição de Macapá está realizando o Treinamento Prático por vídeo-aula e disse estar gostando muito da experiência. ”Já tinha ouvido falar sobre o assunto, mas nunca tinha trabalhado com Gestão de Riscos. Achei muito interessante a preocupação do Tribunal em repassar este conhecimento. Afinal, as atividades para evitar o risco devem ser feitas em conjunto.” Sobre o sistema de vídeo-aula, João Batista acredita que seja mais interessante pela forma como é repassada, com mais riqueza de material, sem a necessidade de deslocamento e maior flexibilidade no horário. “Como temos muita coisa para fazer e verificar, ficamos mais livres para fazer o curso quando temos o tempo necessário para fazê-lo tranquilamente.”
Kaname Iamamoto, diretor da Vara do Trabalho de Redenção, disse que dois servidores já assistiram a vídeo-aula. “Não tive nenhuma dificuldade, pois fiz o curso autoinstrucional sobre Gestão de Riscos antes. Nestas vídeo-aulas, aprendemos a entender a prática do assunto. Cada servidor fez no seu tempo. Eu vi todos de uma só vez. Agora já temos uma boa ideia de como fazer, e faremos todos juntos.” A participação de pelo menos um servidor de cada Vara do Trabalho é de fundamental importância, considerando que a Gestão de Risco será realizada por cada Unidade.
Veja as fotos
Não perca o prazo de envio da sua unidade
Matriz FMEA preenchida e Plano de Tratamento de Riscos Simplificados devem ser enviados até a data limite:
1 Núcleo Administrativos – 29/08 a 13/09/20161.
2 Núcleo 2º Grau - 31/08 a 15/09/20161.
3 Núcleo 1º Grau - 02/09 a 19/09/20161.
4 Núcleo Fora da Sede - 05/09 a 20/09/2016
Material:
Portal TRT8 Governança Judiciária
Contatos: Grupo de Apoio à Gestão de Riscos (COGIN, COGES e COAUD): gestao.riscos@trt8.jus.br