Ginástica Laboral inicia nas unidades de Belém

— Foto: ASCOM8

 

A partir desta sexta-feira (13), magistrados e servidores da Justiça do Trabalho, em Belém, voltam a realizar atividades de ginástica laboral e receber a quick massage.

Melhor qualidade de vida, estímulo à socialização, o despertar para a importância da prática de atividades físicas e redução de problemas como lesões repetitivas e estresse são apenas alguns dos benefícios que se espera no decorres das atividades. Em breve, os Fóruns de Ananindeua e Macapá também deverão ser beneficiados; as empresas vencedoras da licitação já estão em fase de assinatura do contrato.
A iniciativa da administração do Tribunal está dentro do programa TRT8 Saúde e vai ao encontro dos investimentos realizados com foco na melhoria da qualidade de vida de magistrados e servidores, assim como a Semana Institucional, o apoio ao grupo de bike, o Programa de Preparação para a Aposentadoria, PCMSO, ambientação funcional, entre outros.

O retorno da ginástica laboral e quick massage também é reflexo das pesquisas junto ao público interno, como o diagnóstico institucional, e o levantamento do PCMSO. “A vitória é de todos nós e não poderia ter vindo em melhor momento, diante da maior utilização de computadores, com o advento do PJE. É importante que todos os Magistrados e Diretores de unidades participem ativamente e incentivem a participação de todos os servidores e estagiários, como uma medida preventiva de doenças físicas e psicológicas, considerando que a ginástica também implica em uma pausa, que é de grande valia também para a mente”, explica a Juíza do Trabalho Erika Bechara, coordenadora da Comissão de Qualidade de Vida do TRT8.O médico do Trabalho do TRT8, Raphael Melo, explica que a empresa contratada também fará um trabalho ligado à identificação de risco ergonômico. “Um exemplo é de quem usa duas telas para o computador. É preciso não só fazer ginástica laboral, mas identificar necessidades a partir do ambiente de trabalho. Às vezes o servidor tem dores osteomusculares devido à má postura, mau posicionamento e isso poderá ser observado”.

A empresa que irá atuar em Belém é a Laboral Pró, com sede no estado em São Paulo e funcionários contratados em Belém. Segundo Everthon Freitas, proprietário da Laboral, a empresa tem experiência em 12 estados brasileiros e atende quase 18 mil pessoas, entre instituições públicas e privadas, como Caixa, Banco do Brasil, Dataprev, FNDE, Correios, Receita Federal e Infraero.

Com as primeiras visitas já iniciadas às unidades de Belém para elaboração da planilha de execução do contrato, ele conta que “a aceitação desta fase inicial de pesquisa tem sido muito boa. Os servidores parecem muito participativos. A nossa equipe de Belém está sendo treinada para trabalhar com dedicação, carinho, focada no cuidado e na diversificação das aulas de laboral, além da preocupação com a postura no ambiente de trabalho e, se possível, desde que com a concordância da instituição, fazer blitz postural”, explica.

Como será?
As sessões de ginástica laboral acontecerão dentro do horário do expediente, três vezes por semana, por cerca de dez minutos.
Já a massagem expressa (quick massage) será realizada em cadeiras especializadas, com duração mínima de dez minutos. O atendimento acontecerá em postos fixos e dentro do horário do expediente.

Como fazer parte?
As Varas do Trabalho de Óbidos e Redenção, também já estão vivendo os benefícios da atividade física durante o dia de serviço. Desde o primeiro semestre deste ano, as duas unidades iniciaram as atividades, após iniciativa dos próprios servidores, que buscaram junto à Administração uma forma de ​c​ontrata​r​ os serviços. Realizad​o através de dispensa de licitação, obedecendo o limite de valores e demais especificidades, esse tipo de contratação pode ser ​feito por qualquer Vara do Trabalho que deseje​, seguindo o exemplo das VTs de Óbidos​ e Redenção.