IA pode auxiliar na seleção de processos para acordos judiciais

— Foto: ASCOM8

 

A SETIN, em parceria com o LIODS, implantou recentemente o ConciliaJT, uma solução desenvolvida pela TI do TRT12. Trata-se de uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para estimar chances de acordos entre as partes de um processo.

O objetivo do ConciliaJT é reunir elementos que auxiliem servidores e magistrados na seleção de processos com potencial conciliatório. A ferramenta, a partir da inclusão de um indicador nos processos do PJe e de geração de relatórios, auxilia na tomada de decisão para definir quais processos irão para a pauta de conciliação das Varas e dos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSCs).

A chefe da Divisão Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas, Carol Savino, relata que a ferramenta tem contribuído muito na identificação de processos com maior potencial de acordo e auxiliado, assim, na organização das pautas do CEJUSC Belém, além do tempo empregado em cada audiência conforme o que se espera daquele processo de conciliação.

A servidora ainda elogia o trabalho realizado pelas equipes integradas da SETIN nos últimos anos, o que tem contribuído significativamente para trazer celeridade aos processos e maior alcance no atendimento aos jurisdicionados.

Para conhecer mais sobre a ferramenta, a SETIN disponibilizou para os usuários do PJe uma cartilha que pode ser obtida no seguinte link.

#ParaTodosVerem: Arte gráfica. À esquerda, computador com a logo do ConciliaJT exibida na tela. À direta o texto: Setin e Liods desenvolveram uma cartilha para ensinar o uso do ConciliaJT. Abaixo, a logo do TRT8.