Imagem Peregrina de Nossa Senhora visita TRT8

— Foto: ASCOM8

 

Na manhã da terça-feira (22), o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região recebeu a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. O momento foi de emoção para magistrados e servidores, que recepcionaram a imagem na escadaria de entrada do Tribunal. Conduzida pelo Vice-Presidente do TRT8, Desembargador Herbert Tadeu Pereira de Matos, ​no exercício da Presidência, ​a imagem adentrou o prédio seguida por magistrados e servidores, cantando “Vós sois o lírio mimoso”.

No interior do Tribunal, a imagem foi recebida pelas crianças da Escola Municipal Professor Sílvio Nascimento, com a faixa da Campanha que será realizada ​pelo TRT8 ​durante o Círio deste ano, em parceria com a Diretoria do Círio, contra o Trabalho Infantil. Antes do Rito da Benção, realizado no Auditório do Tribunal, a imagem recebeu a homenagem de um Coral formado por crianças da Escola Municipal Honorato Filgueiras, que integram o Projeto Trilhas​,​ da UEPA.

​No início da celebração, ​O Desembargador Herbert Tadeu destacou o momento como sendo de alegria, emoção, fraternidade e solidariedade, reforçando a honra em receber a imagem peregrina no Tribunal e​,​ emocionado​,​ deu as boas vindas. Para a servidora Patricia Melo, “este é um momento único com nossa mãe santíssima, Nossa Senhora de Nazaré, pra que ela interceda por todos nós. Além de também ser um momento que a gente pode congregar enquanto servidores, pensando em alguma coisa maior que nos une. A maioria sempre pensa que o que nos une é apenas o trabalho, mas não é só isso, há a relação pessoal que estabelecemos, há o amor ao outro e​,​ o mais importante, a fé”.

Após o Rito da Benção, conduzido pelo Padre Adriano Santos, da Paróquia São Raimundo Nonato, foi realizado o lançamento ​oficial da campanha que ser​á​ realizada pela Comissão de ​Erradicação do Trabalho Infantil do TRT8, durante ​toda a programação d​o Círio de Nazaré deste ano. Tendo como foco educação de qualidade e proteção contra o trabalho infantil, as ações levarão a oito das 11 romarias do Círio, material de conscientização sobre os males do trabalho infantil.

Na ocasião, a Juíza do Trabalho Maria Zuíla Lima Dutra, Membro da Comissão Nacional do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do TST/CSJT e Gestora Regional do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do TRT8, destacou que o foco da campanha foi fruto da pesquisa que está sendo realizada pela Comissão em diversos municípios do Pará, onde 54 % das crianças de Belém responderam que educação é o que o poder público pode fazer para melhorar a vida delas. A campanha busca fazer valer a voz destas crianças e adolescentes.

“Nós pedimos a Virgem de Nazaré, que​,​ neste tempo de solidariedade extrema que estamos vivendo, possamos aumentar esta corrente de solidariedade de nossa campanha pela vida plena das nossas crianças e adolescentes, porque o trabalho infantil retira o presente e o futuro. Retira o presente porque está amputando da criança a possibilidade de viver sua infância e desenvolver plenamente as suas potencialidades, e quando ela não consegue esse tempo para desenvolver as potencialidades, ela, com certeza, terá seu futuro comprometido”, declarou. De acordo com o Diretor da Festa de Nazaré, Roberto Souza, associar a Diretoria a este trabalho faz parte do trabalho social que já realizam como entidade religiosa e social.

Veja fotos aqui.