
O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), por meio da Escola de Capacitação e Aperfeiçoamento Itair Sá da Silva (Ecaiss), realiza o curso “Memória, Identidade e Coletividade” no dia 11 de novembro, das 9h às 12h e das 13 às 16h, na sala de aula da Ecaiss. Restam 15 vagas, inscreva-se!
Será uma ótima oportunidade para os servidores (as) e magistrados (as) participarem de uma experiência imersiva com foco artístico e reflexivo, na qual o objetivo é estimular memórias e o sentimento de pertencimento por meio da arte. As palestras serão conduzidas pelas coordenadoras e idealizadoras do projeto Maturar, Aline Stivaletti e Magali Freitas.
Conteúdo
1º Momento – Memória e Identidade:
Os participantes serão convidados a escolher uma obra de arte do acervo das educadoras e, a partir dessa escolha, compartilhar memórias pessoais com o grupo. Em seguida, realizaremos uma prática de autorretrato, na qual cada pessoa se desenhará no espelho e complementará o desenho com memórias positivas.
2º Momento – Identidade e Território:
Será promovido uma discussão sobre arte urbana de Belém e sua influência no cotidiano. Utilizando exemplos de grafites e murais, será feita uma refleção sobre o conceito de arte, desmistificando estereótipos ligados ao etarismo e à aposentadoria, finalizando com uma atividade de colagem para explorar nosso sentimento de pertencimento ao território.
3º Momento – Identidade Coletiva:
Por fim, ocorrerá um debate sobre a identidade coletiva do grupo e criação um painel colaborativo em uma parede do TRT-8. A técnica de grafite será utilizada, iniciando com esboços em papel e, depois, aplicando o conceito diretamente na parede para deixar um legado artístico e inspirador.
Objetivos:
-
Mostrar o poder da arte em valorizar o acesso à contemporaneidade, atingindo faixas etárias diversas.
-
Refletir sobre as manifestações artísticas em espaços não convencionais.
-
Experimentar o caráter transgressor da arte, rompendo barreiras e promovendo novas formas de expressão.
Serviço: Curso “Memória, Identidade e Coletividade”
Data: 11 de novembro de 2024 (segunda-feira)
Hora: Das 9h às 12h e das 13h às 19
Local: Sala de aula da Ecaiss, localizada no térreo do bloco 3, em Belém.
Público-alvo: Servidores (as) e magistrados (as)