IV Semana Institucional ​ do TRT8 prossegue com debates sobre  PJe e os reflexos no  E-gestão

— Foto: ASCOM8

 

Os assistentes de juízes, assessores, chefes de gabinetes, assistentes de desembargadores, secretários e assistentes de turmas foram reunidos no Auditório do TRT8 para assistirem  a palestra “PJe e os Reflexos no E-Gestão” ministrada pela Secretária Geral da Presidência do TRT da 5ª Região,  Madalena de Brito. A palestrante iniciou lembrando a todos os presentes que o sistema E-gestão foi criado pela Justiça e para ela, com o entendimento que não se gerencia o que não se conhece. “O sistema visa aprimorar a informação e dar suporte ao planejamento dos tribunais”​, destacou Madalena. 

Durante a palestra, Madalena focou nas informações que o P​Je leva para o E-gestão e quais são necessárias para que tenhamos um relatório mais correto. “Despacho não gera dado estatístico​,​diferentemente de decisão e julgamento. Então​,​ dependendo da maneira que o servidor lançar no sistema, isso poderá afetar os resultados de produtividade do juiz.” A palestra seguiu com os servidores tirando dúvidas e expondo casos reais de uso do sistema.

A Instrução Normativa 39 e o PJE

Já na sala de aula de aula da ECAISS, situada no Polo Administrativo, a primeira palestra do dia começou às 8h30​, tratando sobre “A Instrução Normativa 39 e o PJ​e” ministrada pelo Juiz Coordenador Nacional do PJ​e, Dr. Fabiano Coelho de Souza. A palestra visava esclarecer para Diretores de Varas do Trabalho e Oficiais de Justiça o funcionamento do PJ​e, esclarece​ndo possíveis dúvidas sobre o assunto​.

​Com apoio das Subseções da OAB de Santarém e Parauapebas, o sistema será instalado nas Varas trabalhistas desses municípios em novembro​, com Santarém sendo a primeira a receber o PJe, em 03 de novembro, e Paraupebas no final do mês, em 30 de novembro.

Proad 

Pela manhã​,​ a Diretora da Secretaria Administrativa do TRT8, Regina Uchôa de Azevedo​,​ apresentou o PROAD ​e suas funcionalidades​, abordando o que muda e as vantagens do novo sistema​, desenvolvido pelo TRT12 e já implantado em diversos Tribunais Regionais do Trabalho, ​e ​que​,​ a partir do dia 03 de outubro​,​ começa a ser usado p​elos setores administrativos​ localizados na Sede​. Já os servidores que não são administrativos, como os Oficiais de Justiça e Diretores de VT's, segundo Regina​,​ receberão treinamento ​para uso do sistema ​até 2017.

Na parte da Tarde, no auditório, Regina Uchoa apresentou algumas funcionalidade do PROAD aos servidores do 2ºGrau. Informando que o PROAD passará a ser usado pela área administrativa da Sede e que logo mais os Gabinete passarão a ter acesso, ​sendo treinados em data oportuna.

As tutelas Provisórias no Novo CPC

Assistentes do 1ºgrau tiveram palestra sobre Tutela provisória no CPC​,​ com o Juiz ​do Trabalho ​titular da 2ª VT de Macapá​, ​Ney Maranhão. O magistrado falou dos fundamentos da tutela provisória, tutela de urgência e tutela de evidência. “A essência da tutela provisória é a existência de um direito, que se agrega a uma situação de perigo (urgência) ou a uma situação de resistência justificada (evidência)”​, destacou.  

Reflexos do Novo CPC na Atividade dos Oficiais de Justiça

Na sala da Ecaiss, os oficiais de justiça tiveram acesso à palestra “Reflexos do novo CPC na atividade dos oficiais de justiça​,​ com o ​Desembargador do TJ do Maranhão, Paulo Sérgio Velten​.​ “ O direito evolui. Muito do que estudamos na graduação não se aplica mais. Os modelos são prospectivos e​,​ como a vida evolui, o direito evolui. Chega um momento que determinado modelo se esgota e precisa de um novo. De uma nova fonte do direito”​, ressaltou Velten.​ O desembargador seguiu falando das normas do novo CPC que tratam das atividades dos oficiais. Segundo Dr. Paulo Sérgio, o novo CPC traz uma nova aceitação. ​"​Devemos aceitar a crítica, dialogar, fundamentar.” ​Para ​Norberto Santos, Oficial de Justiça​, "a palestra foi muito produtiva, gostei bastante, porque ela focou na dialética do novo CPC.​"​

Uniformização de procedimentos

Para os servidores do 2º grau, a tarde foi reservada para discussão. Orientados pela servidora Narlicelma Sobral, Secretária do Pleno, os servidores foram divididos em turmas e estimulados a produzir um documento com sugestões de melhorias no PJe e atividades de padronização de procedimentos. As sugestões serão unificadas em um relatório e encaminhadas para o Pleno​,​para aprovação e futura padronização geral. 

E-gestão

Na sala da E-jud, diretores e chefes de distribuição estiveram reunidos para a palestra ministrada pela Secretária Geral da Presidência do TRT da 5ª Região,​ ​Madalena de Brito. Detalhadamente​,​ a palestrante apresentou o Manual de orientações do E-gestão para o 1º grau​,​ com itens do P​Je​, e mostrou que “o processo vai caminhando de acordo com o impulso que você dá”​​.

Rosália Fátima, Diretora da 6ª VT ​de Belém, ​achou excelente a palestra para tirar dúvidas de adequação de procedimentos. “Achei ótimo. Recebemos informações novas. Fazia algum tempo que não tínhamos capacitação neste sentido. Esta palestra veio a somar e aumentar nosso leque de conhecimento para que façamos um trabalho melhor em busca de mais produtividade par a nosso tribunal”​, ressaltou Rosália.​

Veja fotos aqui.