
A Justiça do Trabalho da 8ª Região disponibilizou, para magistrados e servidores, a Cartilha de Boas Práticas do TRT8, elaborada pela Comissão de Ética do Tribunal. No guia, disponibilizado no Portal do TRT8, é possível consultar orientações a respeito da postura no ambiente de trabalho, atendimento ao público e até mesmo bons hábitos para cultivar durante o trabalho remoto.
O objetivo da Comissão, através da Cartilha, é promover a sensibilidade nos servidores e disseminar essas boas práticas para manter o grau de excelência em atendimento, além de mostrar a importância de realizar o acolhimento, em um primeiro momento, dos clientes internos e externos.
Atendimento
De acordo com a Cartilha, um dos fatores decisivos para atingir a qualidade no atendimento ao público, seja pelo telefone ou presencialmente, é a comunicação adequada. A mensagem precisa ser transmitida com clareza, objetividade e exatidão, para que não tenha ruídos em sua compreensão.
A 8ª Região também preza pelo atendimento humanizado, ou seja, é muito importante a prática da empatia pelos servidores, onde sempre haja cordialidade e disposição a ouvir o que o usuário deseja expor. É necessário a prática do comprometimento, atenção e paciência para chegar à solução do problema, e, assim, promover uma cultura de cuidado.
Inclusão
Um dos pontos destacados pela Cartilha é a lei 13.146, de julho de 2015, que versa sobre a inclusão das pessoas com deficiência, com o objetivo de promover e assegurar os direitos de todos, igualmente, sem distinções. O servidor é responsável por garantir a efetividade da Justiça do Trabalho para todos.
Teletrabalho
Com a pandemia do novo Coronavírus, servidores, em sua maior parte, passaram a exercer suas funções de casa para prevenir a disseminação da doença pela Oitava Região. Por meio deste contexto, a cultura do teletrabalho e teleatendimento foram adicionadas à Cartilha, que orienta como devem se dar as práticas de gestão e o gerenciamento do trabalho remoto.
Uma das sugestões importantes é a gestão de tempo em conjunto com as ferramentas comunicacionais entre a equipe. O vínculo estabelecido deve se fortalecer, para que metas e objetivos sejam alinhados com expectativas.
Fique atento: o momento de trabalho e descanso devem ser claramente definidos como um hábito saudável para o equilíbrio profissional e pessoal.
Comitê
Instituída pela Resolução nº 088, de 23 de novembro de 2012, a Comissão de Ética tem como principal objetivo assegurar a aplicação do Código de Ética e de Conduta dos servidores do TRT8, bem como, recomendar, acompanhar e avaliar o desenvolvimento de ações que objetivam a disseminação, capacitação e treinamentos sobre comportamento ético.
Clique aqui para acessar a Cartilha de Boas Práticas do TRT8, na íntegra.