
Em uma das posses mais concorridas, a nova administração do TRT8 para o biênio 2016/2018 foi empossada no último dia 02 de dezembro. A ASCOM conversou com a nova presidente do TRT8, Desembargadora do Trabalho Suzy Elizabeth Cavalcante Koury, sobre as ações da nova gestão:
ASCOM: Quais as expectativas para esses próximos dois anos?
Des. Suzy Koury: Iniciamos agora um trabalho que pretende envolver todos os que fazem a Justiça do Trabalho da 8ª Região, porque uma instituição é feita pelas pessoas que atuam nela. Para esta gestão, a expectativa é de muito trabalho, muita dedicação, porque o ano que vem (2017) não será fácil, em razão dos desafios que ainda teremos de enfrentar, mas a Justiça do Trabalho, tenho certeza que está preparada para enfrentar todas as dificuldades que virão. Nós estamos unidos e assim permaneceremos.
ASCOM: Quais os principais desafios a serem enfrantados pela Justiça do Trabalho?
Des. Suzy Koury: Creio que o principal desafio que a Justiça do Trabalho tem que conseguir superar é, com orçamento reduzido que foi concedido, continuar prestando os mesmos serviços para a coletividade, para os jurisdicionados. Além disso, um desafio que temos para trabalhar com nosso público interno é que precisamos a motivação e satisfação de nossos magistrados e servidores, e isso não é muito fácil, seja porque já temos uma grande participação de todos, em razão do reduzido quadro que temos, como pelo fato de que algumas situações independem diretamente da Administração, como é o caso do orçamento. Porém, é o que pretendemos fazer.
ASCOM: Assumir uma instituição é um grande desafio. Como a senhora tem se preparado para isso?
Des. Suzy Koury: A vida vem preparando a gente. Eu fui Procuradora do Estado do Pará, Procuradora Geral da Universidade Federal do Pará, advogada. Sou Juíza togada há 14 anos nesse Regional. Aprendi com meus colegas, aprendi com os servidores. Aprendo com meus alunos, aprendo com meus amigos e estou sempre estudando para melhorar minhas ações e sempre manter esse ciclo de aprendizado constante, e estou certa de que a instituição poderá contar comigo, com a minha experiência e com o trabalho conjunto que todos realizaremos.
ASCOM: Quais avanços em vista para sua gestão?
Des. Suzy Koury: Eu pretendo manter e melhorar aquilo que me foi legado pelos meus antecessores, pelos meus pares. Mesmo com todos os problemas causados pelo orçamento, tivemos uma administração que nos conduziu em segurança em tempos incertos, por isso não pretendo inventar, mas sim buscar ampliar os avanços que foram construídos pelas administrações anteriores, porque essa é a contribuição maior que alguém pode dar à coisa pública.
Sala de Gestão
A presidente iniciou a semana realizando reunião de trabalho com os principais gestores administrativos que compõem a Sala de Gestão do TRT8, esclarecendo as prioridades de atuação neste momento de início de gestão e destacando a importância de termos o sentimento de equipe como prioridade, com o compartilhamento de responsabilidades para alcance do objetivo principal de atendimento do jurisdicionado com qualidade e efetividade, solicitando atenção e alinhamento na execução de suas atividades, e destacando alguns pontos para atuação imediata.
Além de providências para elaboração de um estudo detalhado sobre a aplicação de sistema de teletrabalho no TRT8, a presidente destacou a necessidade de elaboração e execução de curso a ser elaborado pela ASJUR, direcionado para gestores e fiscais de contrato, acerca da importância da atuação de todos na execução correta dos contratos.
Outra prioridade de ação neste momento é a implantação do Núcleo de Conciliação do TRT8, que possibilitará uma atuação mais constante na busca pala efetividade das decisões do Tribunal, permitindo uma maior estruturação do trabalho que já vinha sendo desenvolvido nesse campo, especialmente no que diz respeito à conciliação no segundo grau.
"Entendo como fundamental esse entrosamento e atuação da equipe de forma coesa, porque dessa forma compartilhamos todos os esforços na obtenção dos resultados que almejamos", destacou a presidente.
A Sala de Gestão se reúne semanalmente, às segundas-feiras, e conta com a participação da Diretoria-Geral, da Secretaria Geral da Presidência, da Secretaria Administrativa, da Secretaria de Tecnologia e Informação, da Secretaria de Gestão de Pessoas, da Coordenadoria de Governança Institucional, da Coordenadoria de Gestão Estratégica, da Coordenação de Manutenção e Projetos, da Assessoria de Comunicação Social e da Assessoria Júrídica.
Veja as fotos aqui.