Nesta sexta-feira (11), o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Regiãoirá inaugurar o Centro de Memória do Fórum Trabalhista de Ananindeua,que reúne a história da Justiça do Trabalho nas VTs de Ananindeua e municípios sob sua jurisdição, contada por meio de processos, objetose fotos. A cerimônia ocorrerá às 11h, na sede do Fórum Trabalhista de Ananindeua, localizado na Rua Cláudio Saunders, Nº 1110 (antiga Estrada do Maguari).
De acordo com a Desembargadora Sulamir Monassa, Vice-Presidente doTRT8 e Curadora do Memorial da JT8, a preservação dos acervos permanentes para o registro da memória trabalhista do Fórum de Ananindeua tem o objetivo de “interagir as atividades internas comoutras instituições culturais e de ensino, para o registro da memória conservação e restauração do patrimônio trabalhista do Fórum de Ananindeua”.
O Centro de Memória de Ananindeua é o primeiro instalado fora da sede da Justiça do Trabalho, em Belém, onde funciona o Memorial Juiz Arthur Francisco Seixas dos Anjos. Segundo a Curadora do Memorial, há também a previsão de instalação de Centros de Memória nos Fóruns Trabalhistas de Macapá e Abaetetuba.
Aberto à visitação, o Centro de Memória proporcionará ao público em geral conhecer os registros dos primeiros processos autuados nas Varas do Trabalho de Ananindeua, que revelam os usos e costumes da época, processos relatando fatos sociais históricos ou atípicos, documentos (livros), fotografias e vídeos.