Em 04 de fevereiro de 1758, era fundada, às margens do Rio Amazonas, a Vila de São José de Macapá, que em 2015 completa 257 anos. A história de Macapá está diretamente ligada à defesa das fronteiras brasileiras, tendo, em 1738, sido formado o primeiro núcleo de colonização na região, com a fixação de um deslocamento militar. Com a construção da Fortaleza de São José de Macapá, hoje um dos principais pontos turísticos da cidade, a vila se expandiu, elevando-se à condição de cidade em 1856, pela Lei nº 281.
Em 1940, com a criação do Território Federal do Amapá, Macapá foi escolhida como capital. Com uma área de 6.502,119 km², atualmente possui uma população estimada em 446.757 habitantes (IBGE 2014). Sua economia é principalmente ligada ao setor de terciário (serviços), tendo a administração pública como um dos principais empregadores. O segundo setor de representatividade na economia do município é o da Indústria e Comércio (secundário), com diversas fábricas de tijolos, móveis, refrigerantes, sucos e outros. O comércio é bastante promissor devido a existência da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana – ALCMS, que faz com que na capital sejam encontrados produtos oriundos de vários lugares do mundo.
O nome Macapá é uma variação de macapaba, que, em Tupi, significa “lugar de muitas bacabas”, fruto de palmeira nativa da região. Única capital brasileira banhada pelo rio Amazonas e cortada pela Linha do Equador, tem como um dos pontos turísticos o Marco Zero, monumento que divide os hemisférios Norte e Sul. Por conta dessa localização, é conhecida como a “Capital do Meio do Mundo”.
A Justiça do Trabalho da 8ª Região (Pará e Amapá) está instalada na cidade, com oito Varas do Trabalho, que garantem o atendimento aos trabalhadores que buscam a garantia de seus direitos trabalhistas. Em 2016, Macapá deverá receber o novo Fórum Trabalhista, com amplas instalações e que permitirá um atendimento de melhor qualidade ao jurisdicionado.
Fonte: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)