Magistrados da 8ª Região participam de debate com o Presidente

— Foto: ASCOM8

 

Dentro da programação de abertura do Ano Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, os juízes titulares e substitutos participaram​,​ na manhã da sexta-feira (09), de um debate com o Presidente do TRT8, Desembargador do Trabalho Francisco Sérgio Silva Rocha. Conforme destacado por ele, o objetivo foi apresentar o que está sendo projetado pela nova administração e​,​ principalmente​,​ ouvi-los sobre o que se pode melhorar ​n​as condições de vida e de trabalho dos magistrados da Região.

De acordo com o Juiz do Trabalho Titular da 4ª VT de Macapá, Jader Rabelo de Souza, “esta metodologia é ótima, sobretudo pelo canal de comunicação que é aberto com a administração, em que é sempre oportunizado que os juízes exponham suas necessidades, e​,​ sem dúvida​,​ esse é um canal ​que ​acelera muito o feedback que deve haver principalmente com as varas de fora da sede, para que ao final sejam resolvidos os problemas e melhorada a prestação jurisdicional”.

Durante sua apresentação, o Presidente destacou as grandes obras que estão sendo realizadas, como a do novo Fórum Trabalhista de Belém, que abrigará todas as varas do trabalho da capital​, ​iniciada no dia 05 de janeiro, com previsão de conclusão em dois anos. Com es​s​e novo espaço, destacou que será possível transferir os setores administrativos do Tribunal para o local onde hoje funcionam as varas​, gerando otimização de recursos a partir da devolução do imóvel atualmente locado para receber essas áreas​. Outras obras em andamento ​foram ​citadas​, como a do novo Fórum Trabalhista de Parauapebas, com entrega prevista para meados de 2015, que permitirá superar o problema causado pelas varas em locais diferentes, ​assim como o novo Fórum Trabalhista de Macapá, ​ já com a obra avançando e ​com perspectiva de entrega no final de 2016.

Para o Diretor do Fórum Trabalhista de Ananindeua, Juiz Titular da 3º Vara de Ananindeua, Océlio de Jesus C. Morais, essa abertura de diálogo do presidente com os juízes é mui​t​o importante, porque abre a administração para colher pleitos e sugestões. “Enquanto gestor principal, ele passa a visão da administração para os juízes e essa comunhão de preocupações é importante para ajudar a adotar procedimentos que colaborem com a administração nas soluções de problemas mais imediatos, que possam aparecer, e que ​sabemos que ​surgem no curso das nossas atividades”, afirmou.

Outro ponto reforçado pelo Presidente aos magistrados, é o foco da administração na prevenção da saúde, onde foi reforçada a necessidade da colaboração de todos na realização de exames periódicos e participação no PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional). Inclusive, durante a programação de abertura do Ano Judiciário, o médico do trabalho do TRT8, Dr. Raphael Melo, realizou o PCMSO dos magistrados. Ao final da conversa com os juízes, o Presidente Sérgio Rocha reforçou a importância deste contato direto e colocou a Presidência à disposição, ressaltando o objetivo de tornar o TRT8 um lugar cada vez melhor para se trabalhar.

Veja as fotos aqui.