
Nesta sexta-feira (13), magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região tiveram uma manhã diferente do habitual no ambiente de trabalho. A Escola Judicial do TRT8 iniciou o primeiro encontro intitulado “Conversando com Aluísio Almeida”, que tem o objetivo de oportunizar a troca de ideias sobre temas ligados às relações interpessoais. Para iniciar os trabalhos, Aluísio escolheu como tema os "Conflitos".
De acordo com o Desembargador Marcus Losada, Diretor da EJUD8, a ideia deste evento partiu da necessidade não só de cuidar bem do processo judicial, mas também cuidar bem das pessoas. “Penso que essas conversas com o Aluísio Almeida servirão para melhorar a interação, que necessariamente deve existir entre juízes e servidores, servidores e servidores. Assim, cuidando melhor do aspecto emocional penso que talvez a gente consiga produzir melhor”, afirma.
Com a participação espontânea dos Desembargadores Walter Paro e Luis Ribeiro, e da Servidora Lúcia Regina Veiga, que estavam na plateia, o encontro transcorreu em formado de diálogo, com a interação entre eles. Conforme destacou Aluísio sobre o tema, o conflito é inerente à condição humana e é preciso aprender a lidar com ele, pois é impossível uma relação 100% consensual. “É preciso se capacitar para o conflito, para que nada de pior ocorra, pois o conflito pode se converter em confronto e violência”, destacou.
A ideia do tema inicial dos encontros, segundo Aluísio, foi escolhido em função da própria atividade-fim do Tribunal que lida com muitos conflitos, e também de suas experiências em organizações, onde percebeu o quanto as pessoas não são capacitadas para lidar com eles. “Conflitos, como eu disse, são da natureza humana e estão presentes em todos os espaços, por isso a ideia de começar por este tema”, afirmou. Para os próximos encontros, afirma que o tema está aberto a sugestões, lembrando que “a ideia é que se traga algo muito pertinente à instituição e nesse formato, trazendo coisas bem palpáveis, que propiciem mudanças”.
Para a Secretária de Audiências da 9ª VT de Belém, Jacqueline Almeida “é muito importante estar em contato com este tipo de palestra porque nos remete a nossa própria vida, nossa essência como seres espirituais que estão aqui para evoluir. Vivemos neste processo constante de relações conflituosas, levei muito para minha vida particular. A gente passa a rever nossas relações”. A Diretora de Secretaria da 11ª VT de Belém, Lúcia Regina Veiga, resumiu a experiência na palavra 'oportunidade' e declarou que pretende mobilizar sua unidade para participar. “Pretendo trazer mais gente do meu local de trabalho, para aprendermos a interagir, a conversar e administrar os conflitos pessoais. Vai ser maravilhoso”, afirmou.
O próximo encontro “Conversando com Aluísio Almeida” ocorrerá no dia 11 de dezembro, na sede do TRT8. A partir de janeiro de 2016, o evento será levado às unidades de fora da sede, conforme destaca o Desembargador Marcus Losada. “Temos a previsão de janeiro de 2016 levá-lo a Parauapebas, para que ele consiga conversar com os servidores e magistrados daquela região, não só de Parauapebas, como também Marabá, Tucuruí, aqueles que possam se deslocar, e também para Macapá, a fim de que a gente consiga atingir de uma maneira não integral, mas de uma forma razoável, servidores e magistrados da região inteira”, afirmou.
Veja fotos aqui.