
Parceria do TRT8 com Arquidiocese e Diretoria da Festa de Nazaré contra o trabalho infantil é destaque no Círio 2017.
Neste último final de semana iniciaram as festividades oficiais do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a festa religiosa e cultural do povo paraense que leva mais de dois milhões de pessoas às ruas da capital no segundo domingo de outubro. Repetindo as ações que vêm sendo realizadas desde 2015, o TRT8, por meio de sua Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, esteve presente nas cinco romarias oficiais que ocorreram desde a sexta-feira até o domingo (rodoromaria, fluvial, motoromaria, trasladação e Círio).
Maior procissão católica do mundo em homenagem a Maria, o Círio de Nazaré recebe nas suas procissões a campanha desenvolvida pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, coordenada pela desembargadora Zuila Dutra e pela juíza Vanilza Malcher. Em parceria com a Diretoria da festa do Círio, desde a sexta-feira (06), no traslado da imagem peregrina para Ananindeua, a Comissão e seus diversos parceiros puseram nas ruas pelas quais passaram a procissão milhares de pessoas com faixas e camisas da campanha contra o trabalho infantil e a favor do pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes. Durante todo o traslado, escolas, universidades e comunidades católicas apoiaram e se envolveram na campanha do Tribunal.
Já no sábado (07), além da participação na romaria fluvial, que já se firma como um dos mais emocionantes momentos do Círio, e no qual o TRT8 participou com uma embarcação com mais de 150 integrantes, entre magistrados, voluntários, parceiros e convidados, a campanha de combate ao trabalho infantil formou um pelotão que abriu a Trasladação, procissão noturna que conduz a imagem de Nossa Senhora de Nazaré até a Catedral, levando magistrados, servidores, aprendizes, padrinhos, voluntários, familiares e diversos parceiros apoiadores e participantes do projeto “Acadêmico Padrinho Cidadão”, todos juntos proferindo a oração criada pela Comissão em favor das crianças e adolescentes: "Maria, estrela da evangelização, conduz as crianças e os adolescentes ao caminho do pleno desenvolvimento e da educação". Entre os presentes estavam a presidente do TRT8, desembargadora Suzy Koury, as gestoras regionais da Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo ao Aprendizagem, desembargadora Zuíla Dutra e a juíza Vanilza Malcher, além das magistradas Claudine Rodrigues, Amanda Mendonça e Katarina Mousinho.
Criada pela Assessoria de Comunicação Social, a identidade visual da campanha esteve presente em destaque em todo o percurso das procissões, seja nas faixas estendidas por instituições e particulares, como nas camisetas e ventarolas distribuídas com as 10 razões para combater o trabalho infantil. Um dos principais pontos de distribuição das ventarolas, o prédio da Gaspar Viana, que abrigará futuramente a nova sede do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região contou com um café da manhã que antecedeu a grande procissão do Círio no domingo.
Presente no ambiente que contou com a montagem de uma arquibancada para que magistrados, servidores e convidados pudessem acompanhar a passagem da Santa, estava o presidente do TST e do CSJT, Ministro Ives Gandra Filho, que falou da experiência de estar em Belém em uma época do ano tão especial para os paraenses: “as crianças têm que ter um futuro e isso se faz com educação, cultura e lazer. Fiquei muito impressionado com o alcance da campanha durante o Círio", destacou.
Veja fotos das procissões e da Gaspar Viana.