Mais 25 jovens são selecionados para curso de formação de aprendizes

— Foto: ASCOM8

 

Em continuidade às ações propostas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região e Tribunal de Justiça do Estado do Pará, na tarde da última terça-feira (14), mais 25 jovens ingressaram no Curso de Formação de Aprendiz, oferecido pela empresa PROATIVA que é uma das parceiras regionais do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

Os adolescentes selecionados puderam compreender mais sobre o projeto e conhecer o trabalho da PROATIVA. A empresa oferecerá o Curso ao longo de 10 meses para que estes jovens possam estar preparados e capacitados antes mesmo de começar um Programa de Aprendizagem. Eles terão aulas sobre marketing pessoal, postura profissional, sustentabilidade no trabalho e outros tópicos importantes para um bom desenvolvimento profissional.

Para a Juíza do Trabalho Titular da 5ª VT de Belém e Membro da Comissão Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, Maria Zuíla Dutra, esta é uma oportunidade de ouro para os jovens. “A PROATIVA nos disponibilizou 50 vagas, nós já colocamos 25 alunos em um primeiro momento e agora estamos colocando mais 25. Inclusive, dos primeiros 25, uma aluna já foi inserida no programa de Aprendizagem. Temos esperança que muitos outros seguirão esse mesmo caminho”, afirmou.

Na palestra inicial, foi mostrado aos jovens além dos módulos do Curso, a importância da família nesse momento. A Sra. Lígia Souza, mãe do adolescente de 16 anos, Carlos Tomás Souza, faz questão de ajudar e auxiliar o filho como pode. “Viemos de Marabá para procurar ajuda, ele é meu mais novo de dois filhos. Esse Curso vai ser importante para ele encontrar oportunidades e um bom caminho. A criminalidade nas ruas só aumenta, o perigo também. Então é muito bom pra ele ter uma atividade, além de criar responsabilidades agora enquanto está jovem”, relatou.

O jovem também se sente bastante motivado. “Quero fazer de tudo para ser alguém na vida, pensar em meu futuro. Estou com vontade de aprender e conseguir logo uma chance como aprendiz”, afirmou Carlos Souza. A PROATIVA além de garantir métodos que capacitem o aluno para o mercado de trabalho, também avalia seu desempenho ao longo do curso para encaminhamentos aos processos seletivos de empresas que buscam indicações de jovens.