A Marcha de Belém Contra o Trabalho Infantil, programada para ocorrer no próximo dia 01 de março, se aproxima e já aponta como um dos principais eventos de mobilização social da cidade. Com a confirmação de participação de autoridades, como o Prefeito de Belém e o Ministro do TST, Lélio Bentes, de entidades culturais, como o Arraial do Pavulagem e o Crias do Curro Velho, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região e o Tribunal de Justiça do Estado, organizadores da marcha, consideram que o objetivo de trazer à tona a discussão sobre algo tão importa nte como a necessidade de erradicação do trabalho infantil será alcançado.
Nesta semana, as Gestoras Regionais de Combate ao Trabalho Infantil do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, Juízas do Trabalho Maria Zuíla Lima Dutra e Vanilza de Souza Malcher, estiveram reunidas com importantes veículos de comunicação do Pará, para apresentar o Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho e as ações da Campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil, dentre as quais a Marcha de Belém Contra o Trabalho Infantil está inserida. Os grupos de comunicação acionados já estão dentro da parceria, formando um pool de informação sobre o evento, que pretende reunir mais de 10.000 pessoas no trajeto que une dois dos principais pontos turísticos da capital paraense: Estação das Docas e Praça da República.
Durante as reuniões, foram entregues o material educativo sobre o tema - produzidos por parceiros como Amatra8, MPT, Amepa e Fiepa - que tem sido distribuído em escolas, universidades e ações do Programa; além de cartazes, panfletos e camisas convidando para a Marcha.
A Presidente da Funtelpa, Adelaide Oliveira, declarou total apoio às ações e colocou o sistema de comunicação da Fundação à disposição, já iniciando com a veiculação do vídeo com a atriz paraense Dira Paes, embaixadora da campanha Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil, no intervalo do jogo transmitido entre Paysandu e Cametá, transmitido ao vivo pela emissora na noite da última quarta-feira (11). Entusiasmado com as ações, o Diretor Geral do Grupo RBA, Camilo Centeno, colocou os programas da emissora RBA à disposição para a divulgação da Marcha. “Ao contrário do que muita gente pensa, essa situação traz muitos prejuízos. Por isso, renovamos o apoio a esta causa nobre que é o combate ao trabalho infantil”, afirmou.
Para o Superintendente da Rede Liberal, Fernando Nascimento, "o tema é de interesse de toda a sociedade e é importante que estejamos envolvidos. O fato de Belém ser a primeira cidade a realizar a Marcha, que terá sua versão nacional em Brasília, dia 12, mostra como a cidade está preocupada em resolver esse que é um dos principais problemas da nosso sociedade. O grupo Liberal está junto e todo nosso sistema de comunicação participará desse chamado", destacou.
O sistema Nazaré de Comunicação teve sua participação garantida quando da visita ao Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, que destacou que tratará do assunto na reunião que fará com todos os padres, divulgando também em seus programas de rádio e TV.
Em todas as visitas realizadas, as magistradas ressaltaram que a Campanha do TRT8, que já possui 87 parceiros em todo o Estado do Pará, não visa apenas a conscientização da sociedade, mas também a realização de ações concretas para a mudança desta realidade. Nes
se sentido, o Comitê Regional de Combate ao Trabalho Infantil já realizou a inserção de jovens de baixa renda em curso de formação de aprendizes, visando proporcionar, aos que necessitam trabalhar, que isso ocorra de maneira legalizada, por meio da Lei de Aprendizagem (Lei nº 10.097). Outra ação, já iniciada, é a aplicação de um questionário para crianças e jovens, de 7 a 18 anos incompletos, estudantes de escolas públicas municipais e estaduais, que irá possibilitar o levantamento de dados mais próximos da realidade sobre a situação do trabalho infantil no Pará.
Com o objetivo de reunir 10 mil pessoas, a Marcha de Belém, terá concentração a partir das 8h na Escadinha da Estação das Docas, de onde saíra a caminho da Praça da República.
Além da jornalista Márcia Freitas, a Marcha também contará com a presença do apresentador Ronaldo Porto, que, durante o percurso, ficarão responsáveis pela condução da Marcha e das informações sobre o tema.
Para participar da Marcha, os magistrados, servidores e estagiários do TRT8 podem acessar a intranet e fazer suas inscrições. As camisetas serão entregues nos dias 26 e 27 de fevereiro, na sala da EJUD, e pode levar os familiares como acompanhantes, porque juntos seremos mais fortes para a erradicação do trabalho infantil.