
A programação elaborada pela EJUD8 para abertura do ano judiciário, que tratou sobre o tema Saúde Mental, contou com a presença do Ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho. Paraense, e também ex-prefeito de Ananindeua, município da área metropolitana de Belém, acompanhado da presidente do TRT8, desembargadora Suzy Koury, se dirigiu e desejou a todos os magistrados e servidores presentes um bom retorno às atividades, colocando-se à disposição para unir esforços em prol da sociedade.
Aproveitando a oportunidade, o Ministro falou sobre o projeto Belém Porto Futuro, que causará uma transformação na região portuária e central de Belém, onde também está posicionado o edifício da Gaspar Viana, que abrigará a nova sede do TRT8. “Venho festejar o desejo e a consonância com o projeto conceitual de revitalização da área portuária de Belém, denominado Belém Porto futuro. Estou absolutamente certo que isso representa uma revitalização urbana nesta importante região da cidade, representando uma oportunidade, gerando renda, gerando emprego, lazer e turismo para a nossa cidade. Contem conosco, comigo, com o meu empenho. E desejo, neste momento que se iniciam as atividades, que este tribunal, a Justiça do Trabalho, todos aqueles que fazem a justiça brasileira, possam ter um ano de muita proatividade e muito protagonismo e, é claro, em favor do Brasil, em favor do Pará.”
Em continuidade à sua visita ao TRT8, o ministrou apresentou aos desembargadores e juízes, em detalhes, a intervenção urbana que será realizada na área central de Belém, onde estará a nova sede do TRT8. Lançado em 14 de abril de 2016 , quando ainda ministro da Secretaria Especial de Portos, o Projeto Porto Futuro é um projeto conceitual e levou em consideração as experiências de outros modelos que deram certo no Brasil e em outros países.
Após assinar o livro oficial de visitas do TRT8, o Ministro da Integração Nacional recebeu das mãos da presidente, desembargadora Suzy Koury, e do ex-presidente, desembargador Sérgio Rocha, a edição histórica da Revista do TRT8, comemorativa pelos 75 anos da JT na Amazônia em 3 volumes, com a produção doutrinária de ilustres juristas que integraram a 8ª Região Trabalhista: Orlando Teixeira da Costa, Roberto Araújo de Oliveira Santos e Orlando Chicre Miguel Bitar.
A Desembargadora Presidente do TRT8, Suzy Koury agradeceu a visita e se colocou à disposição para unir forças para melhorias dos serviços para a sociedade, que se ampliará com a presença do TRT8 na região central da cidade, alinhado com as ações de revitalização de uma importante é histórica localização. Em seguida, o Desembargador Vicente Malheiros, decano do TRT8, reforçou a necessidade de harmonia entre os poderes. “É importante que os poderes possam unir forças em prol da sociedade. Ter alguém que conhece a Região é muito positivo. Foi uma honra recebê-lo, ainda mais neste momento do ano, em que todos os magistrados que integram a 8a Região estão presentes."
Veja as fotos no Flickr do TRT8.