
No último dia 11 (sexta-feira), o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, por meio de seu Presidente e Grão Mestre da Ordem de Mérito Jus et Labor, Desembargador Sérgio Rocha, acompanhado do decano da Corte, Desembargador Vicente Malheiros da Fonseca, realizou a outorga da Medalha de Mérito Jus et Labor ao Ministro Douglas Alencar Rodrigues, do Tribunal Superior do Trabalho, e à atriz Dira Paes, pelos relevantes serviços prestados à Justiça do Trabalho e ao País. A cerimônia contou com a presença de familiares dos homenageados, magistrados e servidores do tribunal.
Na ocasião, o Presidente Sérgio Rocha destacou a importância dos homenageados e suas ações. "Recebam essa comenda como um reconhecimento, muito mais do que uma medalha, recebam com nosso amor, nossa amizade e nosso carinho", finalizou.
Agraciado com a insígnia no grau Grã Cruz, por indicação do Conselho da Ordem, o Ministro Douglas Rodrigues agradeceu a homenagem. "O Tribunal da 8ª Região é um dos melhores tribunais do país, tem no seu quadro juízes e desembargadores que são referências para todos nós no mundo do direito do trabalho no Brasil. Esse reconhecimento me envaidece muito por tudo que o TRT8 representa para a Justiça do Trabalho como um todo", declarou.
A atriz Dira Paes, agraciada por indicação da Desembargadora Ida Selene Braga no ano de 2015, no grau Cavaleiro, recebeu a insígnia do Desembargador Vicente Malheiros, decano da corte. Para ela, este é um reconhecimento e principalmente um incentivo. "Me sinto muito honrada, mas não só isso, além da honraria vem um incentivo à nossa tentativa de erradicar o trabalho infantil. Como embaixadora dessa luta, ter uma medalha que oficializa a intenção de fazer jus a essa causa é uma representação pra todos que lutam neste momento. Estou no lugar que mais amo, que é a minha terra, com a minha família e ter essa manifestação de carinho daqueles que são as pessoas que nos inspiram, que estão atentas aos direitos do trabalhador em geral, faz com que eu me sinta mais motivada. Faço parte da ONG Movimento Humanos Direitos, que foi quem me deu essa oportunidade de fazer com que use o meu prestígio artístico em prol de uma causa justa, que precisa ser conversada e divulgada", declarou.
A Ordem do Mérito Jus et Labor foi instituída pelo TRT8 por meio da Resolução nº 161/2000, na administração do Desembargador do Trabalho Vicente Malheiros, a partir de proposta apresentada pelo Desembargador do Trabalho Georgenor de Sousa Franco Filho, na época, Corregedor Regional. Constituída de seis graus, a Ordem de Mérito substituiu a Medalha do Mérito Jus et Labor, criada pela Resolução nº 75/86.
Veja fotos aqui.