Na última semana, foi eleito membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ANDT), o Ministro do TST, Walmir Oliveira da Costa. Paraense, natural da cidade de Irituia (PA), ingressou na magistratura trabalhista em 1989, como juiz do trabalho substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (PA/AP), onde atuou até 2007, quando tomou posse como Ministro do Tribunal Superior do Trabalho.
Mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Pará, em sua trajetória como magistrado da 8ª Região, o Ministro presidiu a Associação dos Magistrados do Trabalho da 8ª Região (Amatra VIII) e lecionou nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade da Amazônia, da Faculdade Ideal e no curso de Pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho do IESB (DF). Tem como livros publicados: "Danos Morais nas Relações Laborais. Competência e Mensuração", pela Editora Juruá e "Acórdãos Didáticos: Jurisprudência em Recurso de Revista no TST", pela Editora Ltr., além de possuir artigos em diversas obras jurídicas.
Academia
Fundada em 10 de outubro de 1978, na cidade do Rio de Janeiro, por iniciativa de um grupo de juristas ligados ao Direito do Trabalho, a ANDT teve como primeiro presidente o Ministro Arnaldo Lopes Süssekind, um dos autores da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT. Atualmente, tem como presidente o Dr. Rodolfo Mário V. Pamplona Filho. A ANDT tem o propósito de ser um fórum de debate para as grandes questões relacionadas ao Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho, atuando com a organização de cursos, simpósios, conferências e congressos, promovendo convênios com Universidades e realizando intercâmbio cultural com entidades nacionais ou estrangeiras. Entre os membros da ANDT, estão os Desembargadores do TRT8: Vicente José Malheiros da Fonseca, Coordenador Regional Norte; Georgenor de Sousa Franco Filho, Presidente Honorário da Academia; Rosita de Nazaré Sidrin Nassar e José Maria Quadros de Alencar.