
Na última sexta-feira (20), os Desembargadores do Trabalho Julianes Moraes das Chagas e Maria Zuíla Lima Dutra, participaram de Cerimônia de Ratificação de Posse, com a presença de amigos e familiares. Dirigida pela Desembargadora Sulamir Monassa de Almeida, vice-presidente no exercício da presidência, a cerimônia teve início com a condução dos novos Desembargadores ao auditório do TRT, realizada pelos Desembargadores Vicente Malheiros, decano da corte, e Ida Selene Braga, mais moderna até a entrada até a entrada dos dois novos Desembargadores. Após prestarem o compromisso regimental, os magistrados foram empossados e agraciados com a Ordem de Mérito Jus et Labor, no grau Grã Cruz, conforme regimento do Tribunal.
A Desembargadora Ida Selene Braga fez a saudação aos novos Desembargadores em nome da corte, momento em que fez referência à crise econômica e à situação enfrentada pela Justiça do Trabalho com o corte de verbas. Destacou a história de vida dos novos integrantes do Tribunal e lhes deixou uma mensagem de boas- vindas. “Saibam que essa nova etapa também não será fácil, principalmente pelo momento em que vivemos no qual se vislumbram diversos conflitos sociais e o enfraquecimento das garantias constitucionais dos direitos fundamentais. Mas com responsabilidade e comprometimento com o que é justo, saberemos dar as respostas”, afirmou.
O Desembargador Julianes das Chagas, iniciou sua trajetória na Justiça do Trabalho como motorista oficial, tendo sido também agente de segurança, oficial de justiça avaliador e assistente de Juiz. Em janeiro de 1994, ingressou na magistratura após aprovação em concurso para o cargo de Juiz do Trabalho Substituto da 8ª Região, tendo sido promovido a Juiz Titular em 1996. Com mais de 20 anos de atuação na magistratura trabalhista, foi nomeado para o cargo de Desembargador em 19 de abril de 2016, por decreto da Presidente da República Dilma Roussef, pelo critério de antiguidade. No momento, para falar de sua emoção, ressaltou a presença de sua família “Família é um projeto de Deus e tê-la presente marca e distingue os momentos da nossa vida. Então, àminha família, à memória do meu pai (Raimundo das Chagas) dedico este momento, e a Deus toda honra e toda glória”, declarou.
A Desembargadora Maria Zuíla Dutra ingressou na Justiça do Trabalho em julho de 1995, como juíza do trabalho substituta, após aprovação em concurso público. Em 1997, foi promovida por critério de merecimento a Juíza Titular. Conforme ressaltou a Desembargadora Ida Selene em seu discurso de saudação, merece destaque seu desempenho como Gestora Regional e membro do Comitê Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TST/CSJT. Através de decreto presidencial, foi promovida a Desembargadora em 19 de abril deste ano, também pelo critério de merecimento.
Ao discursar em nome dos empossados, a magistrada falou de sua emoção e agradeceu. “Este momento ficará gravado como um sonho jamais sonhado no alvorecer da minha existência. Só quem conhece a minha história pessoal, marcada pelas agruras do trabalho infantil e das incontáveis dificuldades enfrentadas em prol do estudo e da sobrevivência, podem aquilatar a imensa alegria que sinto neste momento. Estou consciente do alto significado que representa meu ingresso como desembargadora neste Tribunal, ciente de que tudo tem sua ocasião própria e há tempo para todo propósito debaixo do céu. (…) Temos consciência de que sozinhos seríamos seres incompletos, muitas pessoas caminharam conosco e contribuíram para que estejamos vivendo este momento tão lindo e memorável, por isso o sentimento que nos invade neste momento é o de gratidão”, discursou.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais: a Desembargadora Rosileide Maria da Costa, representado o Tribunal de Justiça do Estado do Pará; o Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho, Hideraldo Machado; e o Advogado Rubens Mota Júnior, representando a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará, que compuseram a mesa, ao lado dos demais Desembargadores do TRT8. Durante a cerimônia, os hinos dos Estados do Pará e Amapá, e o Hino da Justiça do Trabalho foram executados pela Banda de Música do Comando Militar do Norte. Após o encerramento da cerimônia, foi oferecido pelos empossados um coquetel, durante o qual os irmãos da Desembargadora Maria Zuíla, Samuel Lima e Celson Lima, fizeram recital de voz e violão tocando músicas de autoria do maestro Wilson Fonseca (Isoca), Nilson Chaves, Vital Lima, Chico Buarque, entre outros.
Veja fotos do evento aqui.