O Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região realizou nas últimas quinta (08) e sexta-feira (09), a Ambientação Funcional de vinte novos servidores que tomaram posse no retorno do recesso, como técnicos e analistas judiciários da Justiça do Trabalho da 8ª Região. Realizada pela Escola de Capacitação Itair Sá da Silva, a ambientação funcional tem como objetivo apresentar aos servidores a estrutura organizacional do Tribunal e as políticas institucionais.
Na quinta-feira (08), os servidores conheceram as atribuições da Diretoria-Geral, do Planejamento Estratégico e o Modelo de Gestão do Tribunal, as Políticas Institucionais da Corregedoria Regional, de Tecnologia da Informação, de Segurança Institucional, a Política Socioambiental e de Comunicação Social. Para a Analista Judiciária Daniele Costa, que ficará lotada em Abaetetuba, “a ambientação funcional é uma ótima iniciativa do Tribunal, que nos recebe de braços abertos e principalmente para quem ingressa agora no serviço público. É muito satisfatório, pois já chega sabendo seus direitos, conhecendo a estrutura do Tribunal. Realmente, o Tribunal acolhe de uma forma que o servidor se sinta à vontade”. Já tendo atuado no Ministério Público do Estado, a servidora ingressa no TRT8 com o objetivo de contribuir e aprender muito na vara.
O servidor Edvan Souza, que atuará como técnico judiciário em Parauapebas, achou muito importante e produtivo. “Para nós, que estamos chegando agora, é muito importante para que tenhamos as informações necessárias para que possamos chegar em nosso local de trabalho com algumas informações básicas”, afirmou. Edvan Souza atuava como técnico legislativo na Câmara Municipal de Marabá e, para ele, estar lotado em Parauapebas é uma volta para casa, onde já possui residência. “Esse era um foco que mantive durante alguns anos de minha vida e deu tudo certo, passei no concurso e retorno para Parauapebas”.
Na sexta-feira (09), os novos servidores conheceram as Entidades Corporativas: SINDJUF, CREDJUSTRA e ASTRA, a Política Institucional de Gestão de Pessoas, o Sistema de Saúde (CODSA e PAS), o FUNPRESP-JUD e a Política de Desenvolvimento de Recursos Humanos. Os servidores foram aprovados no Concurso C-332 e já iniciarão suas atividades em suas lotações hoje (12).