
No primeiro dia da Semana Institucional, Oficiais de Justiça e Diretores de Vara se reuniram na sala da Ecaiss para falarem do mapeamento de processos críticos. O debate foi dividido em duas partes. Na primeira parte, Henrique Villa Nova, Chefe da Central de Execução e Mandados, apresentou os problemas mais comuns da Central e de que forma os presentes poderiam contribuir com melhorias. "70% dos problemas da Central de Mandados são relacionados a endereço". Em seguida compartilhou um pouco do dia a dia do oficial de justiça e como este problema vem afetando na produtividade dos mesmos. Um dos oficiais presentes disse "A nossa função é ir cumprir, o ideal é não termos que ficar abrindo processo para conferir se o endereço está correto, confiamos no material que nos é entregue. O problema é exatamente termos que, para a execução do mandado, conferir todos os processos que chegam”. E concluiu que fazer o certo ajuda no tempo de retorno do processo para a vara. Outro problema apresentado pela Central de Mandados é a referência de ID. “Os despachos e decisões aparecem apenas com a referência de Ids no teor dos mandados. Isso significa que precisamos parar para conferir ID.” A integração e envolvimento do grupo permitiu que os presentes logo contribuíssem com sugestões de como ajudar a sanar este erro. "Podemos vincular o expediente ao ID do mandado. O oficial imprime o mandado e o anexo".
Novamente foi solicitado cautela ao replicar o despacho, pois o oficial de justiça sai para cumprir o mandado assim que chega o despacho . A diretora da 6ª VT de Belém, Rosália de Fátima, ponderou que o oficial de justiça deve se inteirar da diligência e se colocou à disposição para ajudar em qualquer momento. Henrique Vila Nova lembrou que o oficial de justiça já faz este trabalho e o objetivo do debate é afinamento de procedimentos para alcançarmos melhores resultados.
A segunda parte começou com o levantamento das dificuldades encontradas pelos Diretores de Vara e as certidões tiveram destaque, com o pedido de desenho de uma padronização que facilite a atualização dos endereços que forem retificados.
Do debate ficou acordado que o ideal seria a criação de um padrão de certidão dos oficiais de justiça. E inclusão dos casos positivos no PJe para aprovação do CSJT. O debate foi marcado de muita contribuição. A Diretora da 11ª VT do Trabalho de Belém, Lúcia Regina, agradeceu o momento e disse que este bom entrosamento é importante, destacando os ensinamentos contidos na palestra sobre engajamento, na abertura da Semana Institucional: "Caminhe com os sapatos do outro, que você irá entender." E concluiu lembrando que o bom relacionamento entre o diretor e oficial é de suma importância para o bom funcionamento dos trabalhos.
Henrique Vila Nova encerrou agradecendo a presença de todos e Hélio Barroso, diretor da 16 ª VT de Belém finalizou, ressaltando a importância do momento. “Momentos como esse aproximam as Varas Trabalhistas da Central de Mandados.” Na oportunidade, Henrique lembrou a todos do lançamento do sistema Banex na sexta-feira (30). “Alguns problemas apresentados poderão ser sanados com o uso do Banex. Vários outros sistemas usados estarão dentro do Banex, facilitando o trabalho de todos.”
Veja as fotos da IV Semana institucional no Flickr do TRT8.