Órgãos do sistema de justiça d​o Pará participam de programação da Semana do Meio Ambiente

— Foto: ASCOM8

 

Com o objetivo de proporcionar a troca de experiências entre os diversos órgãos que integram o sistema de justiça no Estado do Pará, durante a Semana do Meio Ambiente, o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Pará e Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará, integrantes da ​"​Justiça Verde​"​, está realizando a I Reunião Técnica sobre Ações de Sustentabilidade do Poder Judiciário Paraense. A primeira atividade ocorreu nesta segunda-feira (06), onde foi abordado o tema “Construções Sustentáveis”, com representantes da​s áreas de​ engenharia dos órgãos convidados. 

O encontro foi conduzido pelo Engenheiro do TRT8, Carlos Araújo, que fez uma breve apresentação sobre os impactos das construções no meio ambiente, o que é construção sustentável e o que ela proporciona, os benefícios destas construções e o que o TRT8 vêm desenvolvendo seguindo os critérios de sustentabilidade. Em sua apresentação destacou o sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva, implantado no Fórum Trabalhista de Parauapebas, entregue em 2015, que também está sendo implantado no Novo Fórum Trabalhista de Macapá, que será entregue ainda este ano.

Participaram deste primeiro momento, representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Pará (MP-PA), Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE) e Tribunal de Contas do Município de Belém (TCM). Conforme destaca Paulo Pinto, engenheiro do TCM, um encontro como este é fundamental para mudar a visão inicial que se tem quando se aborda ​o assunto. “Quando se começa a falar em sustentabilidade, começa a se pensar em custo alto e é preciso mostrar que esse custo é favorável, porque gera economia. Isso é o que muitos não veem, mas há vantagens de se trabalhar neste sentido”, afirma.
No TCM, conforme relata Paulo Pinto​,​ como não há nenhuma obra em andamento, o que tem sido priorizado neste sentido é a adequação dos espaços internos, melhoramento do sistema de refrigeração, através do tipo de gás utilizado. “Hoje basicamente o que temos feito é em função da otimização do sistema de refrigeração, usando máquinas mais econômicas, que geram impacto ambiental menor e o conforto através do isolamento térmico das coberturas. Como não temos obras em andamento​,​ fica mais difícil trabalhar em sistemas como o de captação e reaproveitamento de água da chuva”, compartilhou.

Para o engenheiro Cleidson Rodrigues, do Ministério Público Federal, a troca de experiência é essencial pois órgãos que estão mais avançados na adoção destes critérios podem auxiliar os que estão iniciando. Atualmente, o órgão em que atua está executando a construção da nova sede, em Belém, na qual será implantado o sistema de reaproveitamento da água pluvial, o que ele considera fundamental. “Hoje ​em​ dia não tem como não ter os critérios de sustentabilidade. Sou pernambucano e percebi que aqui não se vê muita preocupação com a água, e lá isso é essencial, não tem como não existir​,​ por exemplo, o reaproveitamento de água”, exemplifica.

A Reunião Técnica tem continuidade até quinta-feira (08), com encontros de representantes dos órgãos integrantes da Justiça Verde e convidados, onde serão debatidos ainda os temas Compras Públicas Sustentáveis Compartilhadas​,​ Licitações Sustentáveis​ e Resíduos Sólidos​. 

Abertura da semana

A abertura da programação da Semana do Meio Ambiente, ocorreu no domingo (05), Dia Mundial do Meio Ambiente, reunindo dezenas de pessoas em uma programação no Bosque Rodrigues Alves, incluindo Passeio Ciclístico, Caminhada e Aula de Yoga.

Veja fotos aqui.