
Na tarde da última terça-feira (19), em reunião de alinhamento sobre a Semana da aprendizagem, as Gestoras Regionais da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT da 8ª Região, Desembargadora e Juíza do Trabalho Maria Zuíla Dutra e Vanilza Malcher, respectivamente, receberam os parceiros para a realização da Semana da Aprendizagem, que ocorrerá no período de 02 a 06 de maio deste ano.
O objetivo da Semana será o de conscientizar empresas na importância da contratação conforme a legislação e intensificar as ações voltadas ao cumprimento da cota legal. A norma é uma garantia de que o jovem não deixará os estudos pelo trabalho, pois exige a manutenção da educação formal, além da técnico-profissional. Com vasta programação, a semana ocorrerá nos 24 Tribunais Trabalhistas de todo País.
Entre os representantes que compareceram à reunião regional estava o mais novo parceiro, o Serviço Federal de Processamento de Dado – SERPRO, que veio para unir forças e ajudar no Projeto de Aprendizagem. A chefe de divisão de Gestão de Pessoas do SERPRO, Ana Rosa Cunha destacou que a empresa pertence ao governo Federal e que tem como plano trabalhar a questão da responsabilidade social e cidadania. “O SERPRO promove a inclusão digital e viabiliza o acesso gratuito a informações através do “Espaço SERPRO Cidadão”, que disponibiliza para a sociedade, computadores conectados à internet e ajuda na utilização e no acesso às informações", explicou.
Ana Rosa relata que a parceria foi firmada após participar de um evento realizado pelo Centro integrado Empresa-Escola - CIEE, no qual a Juíza Vanilza estava palestrando. “A gente entendeu que era possível fazer esse casamento, essa parceria, juntar esse esforço com a questão do projeto Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil, até porque o público alvo que frequenta o nosso espaço também está nessa faixa etária”, declarou Ana Rosa.
Dentre as propostas na programação da Semana da Aprendizagem, a Universidade Estadual do Pará UEPA irá levar alunos da escola Honorato Figueiras, do bairro do Jurunas, que participam de atividades dentro da Universidade. Para Jhonata Silva, representante daquela universidade, essas atividades voltadas para o público jovem são muito importantes porque fazem com que eles saiam do ócio e se voltem para dentro da escola. “As crianças da Escola Honorato Figueiras participam das atividades do projeto ‘Trilhas nos Rios Culturais’ da UEPA, com atividades de dança, teatro, flauta entre outras atividades”, diz Jhonata, que avalia a reunião de forma positiva visto que a união de forças possibilitará aos jovens uma maior quantidade e diversidade de informações.
Para Flávia Monteiro, a Coordenadora do Programa ViraVida do SESI, a reunião foi bastante produtiva, e ressalta a boa escolha do tema. Flávia relata que atualmente é possível observar que muitas crianças e adolescentes estão na condição de trabalho infantil, em situação de vulnerabilidade de social e propensas a todo tipo de violência e violação de seus direitos.
O 'ViraVida' é um projeto social que atende jovens que passaram por situações de violações de direitos, a exemplo do trabalho infantil e abuso sexual. O projeto oferece aos participantes a oportunidade de adquirir conhecimentos e desenvolver suas habilidades para alcançar a transformação em suas vidas por meio da inserção digna ao mercado de trabalho”. Durante a Semana da Aprendizagem vamos apresentar o programa através de stand para que os jovens possam conhecer esta oportunidade para ingressar no mercado de trabalho”, diz.
Veja as fotos, clique aqui.