Promover e preservar a saúde de magistrados e servidores, foi para isso que o TRT8 instituiu, em agosto de 2014, o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO, resultado do investimento do TRT8 em um programa ainda maior, o TRT8 Saúde, criado há 3 anos. “O PCMSO é um dos caminhos para conseguirmos a identificação dos pacientes aos programas de prevenção”, explica o Coordenador da Coordenadoria de Saúde do TRT8, Dr. Steven Pinheiro.
Com um ano completo, mais de 750 pessoas já realizaram os exames e o programa avança no caminho da prevenção, alcançando toda a 8ª Região Trabalhista e realizando ações diretas de saúde junto a magistrados e servidores.
“A correria diária nos faz esquecer o que temos de mais precioso: nossa vida saudável. Nada pode ser desfrutado plenamente sem a saúde física e mental, nem o trabalho, nem a família, nem o lazer. Muitas doenças são silenciosas, enquanto que outras nos apresentam pequenos sinais os quais vamos deixando de lado e, nesse passo, o PCMSO é uma iniciativa da Instituição que nos faz recordar desse cuidado e respeito pessoal. A realização dos exames é um ato de amor próprio”, relata a Juíza do Trabalho Erika Bechara, coordenadora da Comissão de Qualidade de Vida do TRT8.
O PCMSO faz parte do Programa de Qualidade de Vida do Tribunal, assim como outros, a exemplo do PPA (Preparação para Aposentadoria), PAISS (Auxílio a servidores na superação de dificuldades de desempenho) e outros programas incluídos no projeto TRT8 Saúde. “O PCMSO tem como escopo conhecer as condições de trabalho, o que inclui os processos e ambientes, para identificar riscos e exigências físicas e psíquicas às atividades dos servidores e magistrados desta 8ª Região promovendo, por meio da conscientização, educação e capacitação para prevenção desses fatores”, explica Álvaro Rolo Diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas do TRT8.
O PCMSO já salvou vidas
O PCMSO abrange todos os magistrados e servidores, na sede do Tribunal ou fora dela, nos Estados do Pará e Amapá. Na época de realização dos exames médicos, cada pessoa e o setor onde está lotada recebem um e-mail informando do prazo para realização dos exames, onde imprimir as guias de requisição, assim como a data para visita ao médico.
Para quem possui lotação na sede, os exames são entregues durante uma consulta com o médico do trabalho do TRT8, dentro da Coordenadoria de Saúde. Fora da sede, o médico agenda uma data para a consulta e viaja até a localidade. Lá, além de verificar a saúde dos integrantes, também avalia as condições de ergonomia e saúde no próprio ambiente.
Ao longo desse período, algumas situações já confirmam a importância do programa. “Tiveram 02 casos de câncer de intestino e um suspeito de câncer de estômago que estavam totalmente assintomáticos. Por conta do PCMSO, fizeram um pequeno exame chamado pesquisa de sangue oculto nas fezes e deu positivo, o que se iniciou a investigação e foram descobertas tais patologias precocemente, antes do início da doença, sendo ambos de alto grau de invasividade. Cânceres que, se progredissem, poderiam gerar metástases rapidamente. O tratamento precoce salvou a vida dos servidores”, relatou o Dr. Raphael Melo, Médico do Trabalho do TRT8.
Programas de saúde para melhorar a qualidade de vida
Os resultados do PCMSO também são utilizados para compor um mapa e ajudar a definir ações de saúde na 8ª Região. Desde o ano passado, por exemplo, a Coordenadoria de Saúde – CODSA - criou alguns programas para atender magistrados e servidores que, passando pelo PCMSO, foram identificados com alguma condição de saúde que merecia maior atenção. São eles:
Hiper legal: Hipertensão arterial
Saúde em Dia: Diabetes mellitus
Em Forma: Obesidade
Emplacar: Dislipidemias, presença de níveis elevados de lipídios (gorduras) no sangue.
Bucal : Combate ao Câncer Bucal
Periodontal: Programa de Prevenção da Doença Periodontal relacionado a Doenças Sistêmicas
“Se a pessoa, ao passar pelo PCMSO, não apresentou nenhum problema, ela aguardará até o próximo PCMSO para novos exames com o Serviço de Saúde. Mas, se apresenta alguma alteração que chame atenção, ela é encaixada num desses principais programas”, detalha Dr. Steven Pinheiro.
Em linhas gerais, os integrantes destes programas passam a ter um acompanhamento direto do Serviço de Saúde do TRT8. Mensalmente, com o controle de peso, pressão, glicose e lipídios feito durante as visitas junto ao enfermeiro da CODSA, Cristian Alves, ou a cada três meses, levando exames mais detalhados aos médicos e odontólogos do Serviço de Saúde.
"Fora da sede, os servidores são orientados pelo enfermeiro e pelo técnico de enfermagem a realizar os exames e se consultar com médicos de sua localidade e, em seguida, enviar este laudo e os exames,que serão vistos pelos médicos do TRT e estes pacientes serão integrados nos programas de prevenção de acordo com o seu quadro clínico. É uma cultura de saúde que estamos trabalhando”, detalha o Dr. Steven Pinheiro.
Até agora, 417 pessoas já estão cadastradas nos programas, sendo 82 no Saúde em Dia, 90 no Hiper Legal, 92 no Em Forma e 153 no Emplacar. Muitas delas, seguindo as orientações, relatam melhoria na qualidade de vida. “Claro que ainda existem aqueles que possuem alguma resistência, mas isso é algo que nós estamos trabalhando para vencer. É uma questão de saúde para todos nós”, conclui o coordenador da CODSA.
Mais informações com o enfermeiro Cristian Alves – CODSA: cristian.alves@trt8.jus.br