Na 4ª Reunião Ordinária do Fórum de Diretores de TI da Justiça do Trabalho, ocorrida esta semana no Tribunal Superior do Trabalho, o Diretor de Tecnologia da Informação do TRT8, Marco Aurélio Rêgo, apresentou aos Diretores de TI dos demais Regionais Trabalhistas o programa PJe-Calc (Sistema Unificado de Cálculo do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho).
A reunião, que ocorre mensalmente em paralelo ao Coleprecor, é um fórum de discussão dos Diretores de TI, onde são debatidos temas relevantes às áreas de Tecnologia da Informação da Justiça do Trabalho. Nesta, o sistema PJe-Calc, desenvolvido a pedido do CSJT, foi formalmente apresentado a todos os diretores de informática dos TRTs. A ideia do Conselho é de que o PJe-Calc venha a ser a ferramenta de cálculo oficial do Processo Judicial Eletrônico. De acordo com Marco Rêgo, o resultado da apresentação foi muito positivo, o sistema foi bastante elogiado, em especial a documentação a ele relacionada.
Desenvolvido pela 8ª Região, o PJe-Calc foi criado tendo como base a experiência do Juriscalc e traz uma série de novas funcionalidades e melhorias para facilitar a realização dos cálculos trabalhistas em processos que tramitam eletronicamente. O sistema, já homologado na 8ª Região, passou por uma período de testes em duas varas trabalhistas de Belém (PA), e será implantado em todas as 17 VTs da capital paraense, no dia 15 de junho.
O PJe-Calc já foi apresentado ao CSJT no início de maio e será homologado também pelo TRT da 1ª Região, até julho de 2015. Segundo Marco Rêgo, o próximo passo será a definição de uma estratégia de implantação do sistema em todos os TRTs do Brasil.