Prática de bike promove melhorias na qualidade de vida

— Foto: ASCOM8

 

A prática de pedalar pelas ruas da cidade é uma das atividades físicas que tem se tornado frequentes  em Belém. No Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, foi criado por iniciativa de um grupo de servidores, o ​'​Pedal TRT8​'​, grupo que realiza esta atividade uma vez por semana, sempre aos domingos, percorrendo uma rota de cerca de 40 km pelas ruas da cidade. O objetivo é incentivar a prática de atividade física e proporcionar momentos de integração entre os participantes do grupo.

Entre os integrantes do grupo​,​ está o servidor da 19ª VT de Belém​,​ Eduardo Oliveira, que​ iniciou a atividade física em fevereiro deste ano, por incentivo de um colega de trabalho. “Eu tinha outro hobby que não trazia nenhum benef​ício para a minha saúde​. Comprei minha primeira bicicleta e​,​ desde então​,​ pedalo pelo menos duas vezes por semana, no horário noturno, em grupos de bike que têm pela cidade. Confesso que a primeira vez que fui pedalar fiquei muito amedrontado, pois era uma situação completamente nova e não conhecia quase nada de bicicleta”, conta.

Após oito meses praticando o pedal, Eduardo já pôde sentir os benefícios desta atividade. “Eu era um completo sedentário, logo no início sofri um pouco, ficava muito cansado, dolorido, mas com o tempo passei a ter uma condição melhor de vida, reduzi pelo menos 10 quilos e ainda que não faça uma dieta rigorosa, mantenho meu peso só pedalando. Passei a dormir melhor, mudou muita coisa e não consigo me ver sem pedalar”, declara.

Conforme destaca o Personal Trainer Jorge Farias, pedalar é uma atividade que qualquer pessoa pode praticar e orienta: “É prudente a pessoa passar por uma avaliação médica. No caso de pedalar nas ruas, deve-se ter habilidades para enfrentar o trânsito de nossa cidade”. Quanto aos benefícios da atividade, Jorge Farias destaca os cardiopulmonares; os neuromusculares, devido ​à​ movimentação dos membros inferiores; e melhoria da coordenação motora e do equilíbrio.

E para quem se interessou pela prática do pedal, o profissional dá dicas para começar a praticar: “Para pedalar na rua é necessário que sua bike esteja adequada para sua altura, esteja revisada e que seja​m​ usando​s​ equipamentos de segurança como capacetes, luvas,óculos de sol e roupas adequadas (camisas, bermudas ou calça de ciclista). Não esqueça que sua hidratação é de suma importância. Se for pedalar ​à​ noite, sua bike precisa ter luzes de sinalização dianteira e traseira. Caso não tenha habilidade no trânsito, o melhor é pedalar em locais com pouco movimento de carros, como parques ou dentro de condomínios. Procure pedalar em grupos de ciclísticas para sua motivação e segurança. Evite pedalar com fone de ouvidos e fique atento ao trânsito. A bicicleta é um veículo e é muito importante respeitar as leis de trânsito”.