Na manhã desta quarta-feira (10), o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, Desembargador Francisco Sérgio Silva Rocha, inaugurou a Sala Cofre do Tribunal, instalação de alta segurança que abriga o Data Center da instituição, possibilitando maior segurança física e lógica aos equipamentos e sistemas do TRT8. Sendo uma solução certificada utilizada para preservar Data Center´s de instituições públicas como o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior do Trabalho, o TRT8 é o primeiro a ter a tecnologia no Estado do Pará.
Sua instalação foi realizada no período de janeiro a novembro deste ano e teve um custo de mais de R$ 3 milhões custeados pelo TST. Produzida no Brasil pela Aceco TI, a Sala-Cofre é um ambiente que protege o Data Center contra fogo, calor, umidade, gases corrosivos, fumaça, água, roubo, arrombamento, acesso indevido, sabotagem, impacto, pó, explosão, magnetismo e armas de fogo. Seu acesso é totalmente informatizado e sua estrutura monitorada 24h.
Durante a cerimônia, o Presidente do TRT8, Desembargador Sérgio Rocha, agradeceu a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) pelo empenho neste projeto e destacou que este “é um diferencial que marca um outro momento para área de tecnologia da informação e representa o compromisso de manter a segurança. Temos a convicção que a Sala Cofre é só uma das etapas necessárias para tornar os nossos sistemas de tecnologia mais seguros e disponíveis, minuto a minuto, dia a dia”.
Para o Diretor da Setin, Marco Aurélio Rêgo, este é um momento muito importante pelo pioneirismo da instalação desta sala no Estado do Pará. “Esse pioneirismo é impar para o TRT8 e nos coloca em posição de destaque. Com a qualidade que a Aceco trouxe para nós, nos colocou num patamar de tecnologia diferenciada e o comprometimento de todos da Setin é que isso seja um divisor de águas em nossa organização lógica, organização física e do nosso trabalho”, ressaltou.
Veja fotos aqui.