PROAD: Multiplicadores repassam conhecimentos

— Foto: ASCOM8

 

Dando continuidade ​à​s ações para a implantação do Processo Administrativo Eletrônico – PROAD, no TRT da 8ª Região, esta semana os multiplicadores estão repassando aos servidores de suas áreas os conhecimentos necessários para a utilização do sistema. Conforme o cronograma definido, o PROAD entra em utilização no dia 03 de outubro, data a partir da qual todo processo administrativo que for iniciado deverá ser ​com o uso do sistema. 

Uma das unidades que já realizou o dia de multiplicação foi a Coordenadoria de Administração e Pagamento de Pessoal (COAPP). De acordo com a servidora Helaine de Carvalho, uma das multiplicadoras da unidade, o treinamento foi realizado de forma prática, cadastrando processos e realizando os testes orientados pela Gerente do Projeto, Elcy Cunha. “Além da autuação de processos, simulamos outras funcionalidades do sistema, detectamos algumas coisas pendentes. Fomos fazendo e tirando dúvidas uns com os outros. Estamos engatinhando​,​ mas já conseguimos entender como funciona o sistema. É treino”, destacou.

Para o servidor Théo Silva Brito, da Seção de Atendimento aos Magistrados, que participou deste primeiro momento de multiplicação, o sistema é viável e inteligível. “É uma linguagem nova, bem diferente do que estamos habituados, mas com o tempo e a prática vamos incorporando a rotina e vai ficando natural. Achei de fácil utilização, precisamos testar outras tramitações para ir aprofundando os conhecimentos, e os colegas multiplicadores têm sido muito solícitos em esclarecer as dúvidas. Houve o impacto do primeiro momento​,​ mas se percebe que é um sistema possível”, declarou.

A Central de Atendimento do Fórum Trabalhista de Belém foi outra unidade que já realizou seu dia de multiplicação. Para o servidor Afonso Castro, que já teve a experiência de passar pela implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), com o qual atua em seu dia a​ ​dia, o sistema PROAD pareceu bem prático e fácil. O treinamento na unidade foi realizado com a simulação de processos no sistema, com o apoio da multiplicadora Ilma Maria Lopes.

De acordo com o cronograma estabelecido pelo Comitê de Implantação, até o dia 30 de setembro, o sistema será utilizado para testes e ambientação dos usuários, onde os mesmos poderão simular a autuação e tramitação de processos, esclarecer dúvidas com os multiplicadores e redefinir suas rotinas de trabalho. O sistema será lançado oficialmente no dia 03 de outubro.

Veja fotos das unidades realizando treinamento aqui.