Com o objetivo de auxiliar magistrados e servidores a pensar e planejar a vida pós aposentaria, o Tribunal Regional do Trabalho da 8a Região iniciou, em 2015, as atividades do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA). Com 37 inscritos, o programa iniciou suas atividades há um ano e neste período realizou encontros trimestrais onde foram abordados em palestras e oficinas, os temas: aspectos legais da aposentadoria e ocupação continuada; planejamento financeiro e empreendedorismo; e relações sociais e saúde.
Entre os participantes, está a servidora Elci Oliveira Nogueira, que atua na 1ª Vara do Trabalho de Santarém. Para ela, o interesse em participar do programa surgiu por conhecer diversas pessoas que, após a aposentadoria, entraram em depressão. “Quando surgiu o programa, tive curiosidade de saber o que seria abordado, e está sendo muito útil pelo esclarecimento de que os aposentados devem exercitar o corpo e a mente, não ficar parado, participar dos serviços sociais de sua comunidade, para se sentir útil”, afirma.
Faltando aproximadamente três anos para adquirir a aposentadoria, Elci já planeja o que pretende realizar quando ela chegar. “Como já participo da Igreja católica, pretendo dedicar a maioria do tempo servindo a minha comunidade, exercitar o corpo e a mente e viajar para conhecer o Brasil e outros lugares”, planeja.
Para a ex-servidora do TRT8, Maria Clara Nogueira, que se aposentou em maio de 2015, participar do PPA foi fundamental para tomar a decisão de se aposentar. “Já tinha tempo para me aposentar desde setembro de 2014, mas não tinha certeza. Participar do programa foi muito válido, me ajudou a decidir e ter a certeza de que o trabalho não é tudo na vida. O programa foi fundamental para eu estar como estou hoje, feliz com a aposentadoria. Você perde o trabalho, mas você ganha qualidade de vida. Estou amando poder olhar mais para minha casa, para mim, para minha família”, ressaltou.
O Programa é de responsabilidade da Secretaria de Gestão de Pessoas do TRT8, e conta com o suporte de uma equipe multidisciplinar, formada pela Psicológica Úrsula Gomes, o Assistente Social Gilmar Paulin, o Médico do Trabalho Raphael Melo, a Coordenadora da CODEP, Simone Pípolos, e a Técnica Judiciária Silvia Miranda.