Robôs do TRT-8 otimizam tempo gasto com trabalhos repetitivos

— Foto: ASCOM8

 

Para reduzir um trabalho que demandaria muitos servidores (as) para executar e evitar lesões por esforços repetitivos, a Justiça do Trabalho da 8ª Região (PA/AP) implantou neste ano, quatro robôs ao trabalho administrativo exercido diariamente por secretarias do 1º grau e de Turmas, por exemplo. Os robôs identificam e automatizam tarefas simples, volumosas e repetitivas para facilitar o serviço burocrático e, consequentemente, a prestação jurisdicional do Tribunal.

Chamados de Gael, Paco, Pipa e Preá, os quatro robôs já incorporados ao tribunal economizaram mais de 300 dias úteis de trabalho. Eles empregam de maneira mais eficiente a força de trabalho e uniformizam procedimentos e documentos, eliminando erros por desatenção.

O objetivo do uso dos robôs é ganhar eficiência, celeridade e qualidade tanto nos procedimentos internos do Tribunal como na prestação jurisdicional, resultando em benefícios para toda a sociedade. Para o diretor da 4ª Vara do Trabalho de Macapá, Paulo Roberto Souza de Oliveira, o uso do Gael (Gerenciador de Alvarás Eletrônicos) tem sido de grande eficiência no trabalho diário.

“A experiência tem sido muito positiva porque poupou bastante o trabalho dos servidores (as) que antes, além de confeccionar os alvarás, tinham que ficar aguardando o juiz assinar para anexar os alvarás no PJe. Agora, com o robô, todo esse processo ficou automatizado. Nós tivemos todo um ganho de produtividade. O (a) servidor (a) apenas faz o alvará e não precisa aguardar mais porque assim que o juiz (a) assina, o Gael junta todos os alvarás no processo, além de registrar pagamentos”, explica.

Utilizado por secretarias do 1º grau e Juízo Auxiliar de Precatórios, o Gael certifica automaticamente nos autos os alvarás eletrônicos expedidos pela Vara do Trabalho, realiza a intimação da parte interessada e registra no PJe o pagamento correspondente, através de integrações com o Sistema de Integração Financeira (SIF) e Sistema de Controle de Depósitos Judiciais (SISCONDJ). 

Segundo o coordenador do Escritório de Projetos da Presidência, Alex Barros dos Santos, entre os quatro robôs implantados, o que mais tem sido utilizado é o Gael. O gerenciador de alvarás eletrônicos foi disponibilizado em agosto de 2023 e já economizou 220 dias úteis de trabalho. “Os resultados são muito positivos. A maioria das Varas do Trabalho, por exemplo, que têm utilizado o Gael estão muito satisfeitas com a utilização, economiza muito tempo de trabalho repetitivo. Os usuários têm sido muito receptivos, e tem sido muito positivo”, celebra. 

Esses e muitos outros resultados não só do robô Gael, mas de todos os robôs implantados no TRT-8, estão disponíveis para consulta no painel AutomatizaTRT, criado especialmente para mostrar a forma de execução de cada um, o setor beneficiado, as tarefas cumpridas e quantos dias úteis foram economizados com o uso deles. Acesse o painel AutomatizaTRT aqui.

Para Alex Barros, o painel estimula que mais pessoas conheçam mais sobre o projeto de implantação dos robôs e sobre a utilização deles para a obtenção dos mesmos ganhos que já estão sendo vistos. “Em 2024, esperamos trazer mais soluções desse tipo, outros robôs, outras automações que facilitem a vida de todo mundo”, finaliza.

 

#ParaTodosVerem: Arte gráfica com fundo azul. Centralizado o seguinte texto: Veja resultados da Automação. Uso de robôs na Justiça do Trabalho diminiu o tempo útil das atividades. No rodapé centralizado a logo da Justiça do Trabalho.