Saiba de todas as paradas programadas do PJe e suas alterações

— Foto: ASCOM8

 

​O TRT8 será um dos quatros tribunais a participar do projeto piloto de instalação do PJe versão 2.0 e as paradas fazem parte de um aprimoramento necessário para a implantação dessa versão que será nacionalmente lançada em 2018.

​​Fique atento, que o Comitê Regional de Implantação do PJe do TRT8 divulga a agenda de indisponibilidades programadas do PJe. ​ Acompanhe o Cronograma:

  • Parada PJe versão 1.16.2 : de 25/11 (0h01) até 26/11 (23h59)
  • Parada para atualização do banco de dados: de 1/12 (15h) até 03/12 (23h59)
  • Parada PJe versão 2.0: de 7/12 (15h) até 10/12 (23h59)

 

1) Dia 25 de novembro, atualização do PJe para versão 1.16.2.

A nova versão do PJe possibilita o uso do PJeOffice​,​ que já foi disponibilizado pelo TRT8 aos usuários.

Segundo a servidora Nazaré Mileo, integrante do Núcleo de Apoio do PJe, a nova versão do PJe traz novidades, por exemplo:

  • A CEJUSC está disponível para uso na versão 1.16.0. Veja o manual clicando aqui para 1º grau e aqui para 2º grau .
  • O PJe está em conformidade com a reforma trabalhista em relação à contagem de prazos. Veja o manual de contagem de prazos.
  • A antiga CLE foi atualizada para também permitir o cadastramento de processos físicos na fase de conhecimento, tornando-se a CCLE.
  • O 2º grau foi melhorado para permitir pedido de vista. Vários foram os pontos afetados, fique ligados nos manuais: Tarefa Aguardando inclusão em pauta ou sessão, Tarefa Aguardando vista, Detalhes do processo - Aba "Audiência", Painel do secretário da sessão e Agrupador "Pedidos de Vista".
  • O Peticionamento foi remodelado para facilitar o trabalho do advogado. Os tipo de petição também foram atualizados para representar a padronização do CNJ e CSJT.

Com a nova versão 1.16.2 do sistema PJe, a ser implantada nos primeiros minu​t​os do dia 25 de novembro, a opção de login pelo Java Applet será desabilitada.

Segundo o ​d​esembargador Sérgio Rocha, ​coordenador​ do Comitê Regional do PJe do TRT8​,​ "o maior impacto da nova versão está em como as pessoas assinam. Com a desativação do Applet Java (assinador tradicional), as únicas maneiras de se assinar os documentos serão através do assinador SHODŌ ou PJeOffice. O PJeOffice já foi disponibilizado para permitir que todos assinem."

O objetivo do PJeOffice é substituir a necessidade do Applet Java e gerar maior praticidade na utilização do sistema. Será mais uma maneira de acessar o PJe e assinar documentos. O software possibilita a assinatura de arquivos em modo offline, permitindo salvar versões assinadas em pastas locais e, posteriormente, inserir uma a uma no PJe, sem precisar assiná-las novamente.

Lembramos que a certidão de indisponibilidade é instrumento que pode ser solicitado pelos usuários do PJe sempre que necessário.

Mais informações:

Indisponibilidade do PJe
Início: dia 25/11, sábado, 00h01
Retorno: dia 26/11, domingo, às 23h59

 

2) Dia 1 de dezembro, atualização do Banco de Dados do PJe
A SETIN informa que o PJe passará por uma atualização no sistema de banco de dados , pré-requisito para a versão 2.0 do PJe que será implementada a partir do dia 11/12.
Lembramos que a certidão de indisponibilidade é instrumento que pode ser solicitado pelos usuários do PJe sempre que necessário.

Indisponibilidade do PJe
Início: dia 01/12, sexta-feira, às 15h
Retorno: dia 03/12, domingo, às 23h59

 

3) Implantação do PJe 2.0 em Produção

Segundo o Núcleo de Apoio ao PJe, o PJe versão 2.0 será implantada inicialmente na vara de navegantes e implementada em toda Justiça do Trabalho em 2018, porém no TRT8, a ferramenta já estará em teste a partir de 11/12. As varas que participarão do projeto piloto são a 10ª VT de Belém, a 1ª VT de Parauapebas, a 1ª VT de Macapá e o Gabinete do Desembargador Sérgio Rocha.

O juiz do Trabalho Fabiano Pfeilsticker, do TRT da 3ª Região e integrante do Grupo Nacional de Negócio do PJe, mostrou, no dia 17 de novembro, os três pilares que basearam o desenvolvimento do sistema: rapidez, usabilidade e personalização. “A tela de trabalho é a mesma do Conselho Nacional de Justiça e o que estamos mostrando aqui foca mais no cliente interno – magistrados e servidores – uma vez que os advogados já foram contemplados com o Escritório Digital”. “Retiramos todos os botões desnecessários. A facilidade de uso está também na personalização. O magistrado terá a tela adequada às funções que poderão ser diferentes de servidores e estagiários. Estes poderão, inclusive, verificar acesso apenas às tarefas que precisam realizar”, declarou.

O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (CSJT), Claudio Feijó, destacou que o PJe 2.0 muda significativamente a interface do usuário. “Usamos o que há de mais modernos para construir a nova plataforma do PJe, como por exemplo o Framework JavaScript Angular 4. Essa nova versão trará aumento de desempenho, uma navegação mais fácil e intuitiva, enriquecendo a experiência do usuário”.

PJe 2.0 apresenta interface mais amigável e exige menos cliques e etapas para se concluir uma tarefa.

Indisponibilidade do PJe
Início: dia 07/12, quinta-feira, às 15h
Retorno: dia 10/12, domingo, às 23h59

Dúvidas:

Quaisquer dúvidas, entrar em contato com ao Grupo de Apoio ao PJE pelo e-mail pje.grupoapoio@trt8.jus.br ou pelos telefones: 4008-1731 ou 4008-1702.