
O PROAD foi desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12ª região e é utilizado por diversos tribunais, que estruturaram suas áreas administrativas com o uso desse sistema que agiliza o andamento dos processos e dos atos cometidos neles. Com a sua aprovação pelo Colégio de Ouvidores - COLEOUV como sistema padrão para ser usado nacionalmente pelas Ouvidorias na Justiça do Trabalho, passou a ser utilizado, proporcionando maior agilidade e controle dos processos administrativos.
Sob coordenação do desembargador Walter Paro - quando ainda titular da Ouvidoria do TRT8 - e do Comitê de Implantação do PROAD no nosso Regional, magistrados e servidores possuem acesso à Ouvidoria por meio do sistema desde o dia 5 de outubro.
A implementação possibilita a execução das atividades da Ouvidoria de forma mais segura e moderna, do ponto de vista tecnológico. Esse novo trâmite possui várias melhorias, entre elas a possibilidade de anexar aos processos arquivos contendo fotos e vídeos, além da possibilidade das solicitações serem feitas pelo celular, garantindo a cada Tribunal definir a sua própria rotina de trabalho.
O objetivo principal de utilização do PROAD como sistema padrão é a interligação das Ouvidorias em um sistema único, além das melhorias nos processos de comunicação organizacional, resultando em processos mais transparentes, ágeis e com maior efetividade.
Para Marta Corrêa, assistente da Ouvidoria, a principal mudança no novo sistema é a possibilidade de encaminhar os processos diretamente para o PROAD, o que antes era recebido, encaminhado e arquivado somente por e-mail . ‘’Antes, os processos não eram lançados nas estatística das demandas, agora a ouvidoria contém uma estatística de controle; desde o dia do lançamento, e até o presente momento constam 59 processos em andamento, que podem ser visualizados diretamente na caixa de entrada do PROAD ‘’.
Passo a Passo
Todos os relatos enviados pelo formulário online no Portal eletrônico do TRT da 8ª Região serão automaticamente cadastrados no PROAD, gerando a abertura de um processo.
O processo criado será assumido pela Ouvidoria e encaminhado para a área demandada. Todo o seu trâmite vai se dar utilizando o sistema PROAD, de acordo com as orientações do "Manual PROAD - Módulo Ouvidoria", cuja leitura é recomendada a todos.
Para tratar o relato e pedir o arquivamento do processo
O usuário da área responsável deverá logar no sistema, acessar a opção “Pendentes para minhas áreas” e assumir o processo. Quando a área responsável possuir a resolução do processo, deverá acessar a opção “Enviar E-mail”, enviar um email para a Ouvidoria informando qual a resolução dada e pedir o arquivamento do processo para a Ouvidoria, ao clicar na opção para pedir arquivamento, o sistema exibe uma mensagem de confirmação ao usuário. Após confirmar, o processo retorna para a Ouvidoria, para que seja arquivado.
Clique aqui no manual do PROAD para saber mais sobre as funcionalidades.