
Malwares ou códigos maliciosos são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador. Algumas das diversas formas como os códigos maliciosos podem infectar ou comprometer um computador são:
1. Exploração de vulnerabilidades existentes nos programas instalados;
2. Auto-execução de mídias removíveis infectadas, como pen-drives;
3. Acesso a páginas Web maliciosas, utilizando navegadores vulneráveis;
Uma vez instalados, os códigos maliciosos passam a ter acesso aos dados armazenados no computador e podem executar ações em nome dos usuários. Tipos de códigos maliciosos:
- Vírus: Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.
- Spyware: Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.
- Cavalo de Troia (Trojan): Cavalo de Troia, trojan ou trojan-horse, é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.
Fique atento: enviar vírus, comando, instrução ou programa de computador que destrua equipamentos ou dados eletrônicos é crime previsto no Art. 163 do Código Penal.
Mantenha seu antivírus atualizado e seja cuidadoso ao conectar mídias removíveis, como pen-drives. Uma boa prática é realizar a verificação do antivírus antes de utilizá-los.
Fonte: SETIN