Este ano, a Semana do Servidor promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região tem uma programação voltada para a melhoria da qualidade de vida.
Para isso, foi pensada com foco na promoção da saúde e no estímulo de atividades físicas. Conforme destaca o Presidente do TRT8, Sérgio Rocha, há uma preocupação com o ser humano, não só em como ele trabalha, mas como ele vive, tanto que as atividades não estão vinculadas ao trabalho. “Esperamos que o servidor aproveite esse momento para se olhar e use como oportunidade de crescimento pessoal e funcional”, destacou.
Voltada à prevenção, será realizada a Blitz da Saúde, pela equipe da Coordenadoria de Saúde -CODSA, com medição de pressão arterial e verificação de glicose, além da apresentação dos Programas Hiper Legal (hipertenção), Saúde em Dia (diabétes), Em Forma (obesidade) e Emplacar (dislipidemias). No dia 27, a equipe estará em frente à Central de Atendimento; no dia 28, em frente ao 1º bloco do Anexo III; e no dia 29, na entrada do Polo Administrativo.
Haverá também o 'Check Up'Bucal, onde os dentistas estarão disponíveis para atendimento no período da manhã. Como estímulo à prática de atividades físicas, no dia 28, será realizada uma oficina de Dança do Ventre, a partir das 14h, na sala de aula da ECAISS, no Polo Administrativo.
Ainda no dia 28, para proporcionar momentos de relaxamento e pausa no trabalho, acontecerão atividades de Ginástica Laboral, dentro das unidades de trabalho da sede, de 10h às 15h; e Quick Massage, no hall dos elevadores do prédio sede, de 11h às 13h.
A Juíza do Trabalho Substituta Érika Bechara, Coordenadora da Comissão de Qualidade de Vida do TRT8, destaca que a intenção é reunir os servidores nestas atividades e, quem sabe, estimulá-los a fazer alguma atividade física fora do Tribunal, assim como a formação de grupos. “Temos uma gama de possibilidades de atividades físicas que não necessariamente estão dentro de academias, ou com custo elevado. Queremos estimular a formação de grupos de corrida, caminhada ou outras atividades, assim como temos o de bike -o Pedal TRT8. Muitas atividades podem ser feitas em praças e ruas, e que ajudariam muito na saúde de nossos magistrados, servidores, terceirizados e estagiários, com custo zero e sempre pensando que, quando se unem as pessoas, o estímulo fica maior”, declara.