
Com a palestra “A liquidez das relações sociais e o legado de cada um”, proferida pelo assistente social Aluísio Almeida, o TRT8 encerrou na sexta-feira (30) a IV Semana Institucional. Na palestra o público pôde conhecer melhor os pensamentos do sociólogo polonês Zygmunt Bauman acerca da liquidez das relações e como isso reflete em nossas atitudes e pensamentos. Conforme destacou Aluísio, na sociedade atual se está vivendo a incapacidade de se relacionar com o outro, o que gera intolerância e consequentemente a exclusão do outro que pensa de forma contrária.
Na palestra abordou as condições que se vive na atualidade: aceleração crescente, a falta de tempo, a perda da noção do que realmente importa, o alto índice de violência e o medo, e ressaltou que isso gera um ciclo vicioso. Apresentando alguns exemplos do dia a dia, Aluísio tratou do perigo deste modo de se relacionar, quando se trata de ambiente de trabalho, e destacou que “se perde o sentimento de pertencimento e o comprometimento com o trabalho”.
De acordo com o servidor Denilson Gomes, da 6ª Vara do Trabalho de Macapá, toda a programação foi de grande importância. “Apesar de anteriormente serem cinco dias e desta vez foram três dias, se conseguiu aproveitar ao máximo o tempo e foi suficiente. Todos os temas abordados foram muito interessantes, deu para ter um intercâmbio com os outros colegas e isso, com certeza, é muito válido para nossas atividades”.
Na ocasião, o presidente do TRT8, Desembargador Sérgio Rocha, destacou que “a intenção da administração ao realizar este tipo de evento é poder contribuir de alguma forma para que sejamos melhores ao final dele, quer como pessoas, quer como servidores”, e agradeceu a todos pela participação e, especialmente, a equipe que organizou a Semana. Para a Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas do TRT8, Simone Pípolos, fazer o evento este ano foi um desafio.
“A opção que tínhamos esse ano era fazer em formato menor ou não fazer, e a administração muito sabiamente decidiu fazer neste formato, e foi um desafio muito grande para a gente fazer aqui dentro do tribunal, porque é o nosso maior evento, envolvendo muitos grupos, mas, graças a Deus, acredito que o resultado tenha sido bom. Conseguimos manter todos os cinco grupos e o mesmo quantitativo de, em média, 350 pessoas”, destacou.
Veja fotos aqui.