
Dando continuidade à programação da III Semana Institucional do TRT8, nesta quarta-feira (07), as palestras foram voltadas para o lado comportamental e de saúde. Durante a manhã, os participantes de todos os grupos participaram da palestra do Assistente Social Aluísio Almeida, sobre o tema “Relacionamento Interpessoal”.
A palestra teve como foco a melhoria das relações interpessoais no ambiente de trabalho, visando à construção de relações afetivas saudáveis, onde haja aceitação, flexibilidade e compromisso. O palestrante destacou a importância de se criar laços e vínculos, e reforçou, ainda, que a necessidade de olhar o outro é buscar se colocar no lugar do outro.
Para a servidora Larissa Barbosa, Assistente de Juiz na 2ª VT de Macapá, o que foi abordado na palestra “faz a gente repensar na vida, no nosso trabalho, na nossa relação com as pessoas, essa dificuldade de olhar nos olhos das pessoas. O que foi falado realmente se encaixa na nossa vida. É algo muito produtivo, que nos faz sair daqui com as energias renovadas, de bem com a vida e mais leves”.
A Juíza do Trabalho Titular da 4ª VT de Belém, Cassandra Flexa, acredita que estas palestras são sempre um incentivo e um aprendizado. “O tema que foi abordado hoje sobre relacionamento, é uma coisa que precisamos pensar. O que estamos fazendo com o outro? Como lidamos com as relações sociais que estabelecemos? É muito válido, um tema que temos que trazer pra nós. É algo que reflete no nosso dia a dia, que, se for meditado, nos torna uma pessoa melhor. Eu achei maravilhoso e acho que devemos seguir essa linha de reflexão”, declarou.
Com grande apreciação do público, a palestra foi considerada um momento de reflexão sobre a vida, que deixa as pessoas mais leves. A servidora Socorro Cunha, Chefe da Distribuição dos Feitos de Marabá, acredita que seria de grande valor o tribunal pensar em colocar uma palestra assim mensalmente. “Há esse olhar mais humano sobre a vida, sobre o outro. Valeu muito a pena participar”, finalizou.