Dos dias 25 a 27 de maio, o Fórum Trabalhista de Marabá juntamente com a OAB Pará - Subseção Marabá, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA e o Ministério Público do Trabalho - MPT Marabá, realizaram o I Seminário de Direito do Trabalho na Amazônia.
O evento, que ocorreu no Campus II da UNIFESSPA, na cidade de Marabá, contou com a participação de renomados juristas e palestras sobre temas de suma importância para a comunidade jurídica, acadêmica e população em geral, discutindo assuntos ligados aos direitos trabalhistas com foco especial naquela região.
Na ocasião, no primeiro dia, palestraram as Procuradoras do Trabalho, Gisele Góes (Procuradora-chefe) e Lys Sobral Cardoso, sobre o tema “O novo CPC e suas repercussões no Processo do Trabalho”. No segundo dia, o Professor da UNIFESSPA, Marcos Pimentel, bordou o tema “As relações de Trabalho na Amazônia”, e o Desembargador Gabriel Napoleão Velloso Filho, Corregedor Regional do TRT8, falou sobre a “Resolução nº 62/2009 do CNJ e a Advocacia Voluntária”. Esta mesa foi presidida pelo Juiz Titular da 2ª Vara do Trabalho de Marabá, Jônatas dos Santos Andrade.
No terceiro dia o debate girou em torno do tema “Trabalho escravo: caracterização jurídica”, que teve como palestrante o Doutor em Direito José Cláudio Monteiro de Brito Filho, Procurador do Trabalho aposentando. Participaram da mesa o Diretor do Foro Trabalhista de Marabá, Juiz Titular da 3ª Vara do Trabalho de Marabá Pedro Tourinho Tupinambá e Vice-Presidente da OAB Pará – Subseção Marabá, Ocilda Maria Pereira Nunes.
Veja fotos aqui.