Foi aberto na tarde desta segunda-feira (09), o Seminário de Cidadania Corporativa, realizado anualmente pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região,. desde 2008. Os temas abordados no primeiro dia foram: Gestão Democrática, Responsabilidade Socioambiental e Transparência. A abertura foi realizada pelo Presidente do TRT8, Desembargador Francisco Sérgio Silva Rocha, onde destacou que a discussão desses pontos importantes para o dia a dia de trabalho visa o aprimoramento da cultura corporativa.
A primeira palestra proferida pela Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Simone Pípolos, que apresentou aos participantes o Plano Anual de Capacitação (PAC) do Tribunal, a importância do mesmo para construir a visão institucional e as atividades desenvolvidas dentro do PAC. Através da palestra, os servidores puderem conhecer o cronograma de capacitações que será desenvolvido em 2015. Um destaque este ano é a realização das Capacitações Itinerantes, que inicialmente serão realizadas nos Fóruns Trabalhistas de Ananindeua e Macapá. “O objetivo é levar a estrutura da Escola de Capacitação para os Fóruns de fora da sede”, afirmou.
Na segunda apresentação, o Diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas, Álvaro Rolo, explicou aos presentes como funciona o Pagamento de Passivos na Justiça do Trabalho e as formas que o pagamento destes direitos podem ser realizados. No terceiro momento dentro do tema Gestão Democrática, o Diretor da Divisão de Obras e Projetos de Engenharia, Carlos Araújo, apresentou a prestação de contas e o cronograma de obras que estão sendo executadas na 8ª Região, com destaque para a construção dos novos Fóruns Trabalhistas de Parauapebas, Macapá e Belém, além de reformas e adaptações no edifício sede do Tribunal e Varas do Trabalho de fora da sede, como Xinguara e Marabá.
Referente ao segundo tema, Responsabilidade Socioambiental, Carlos Araújo abordou ainda as Construções Sustentáveis, que, conforme afirmou, “visam proporcionar um ambiente mais saudável, sem causar prejuízos às gerações futuras”. Nesse sentido, apresentou o que vêm sendo realizado pelo TRT8. Dois pontos importantes destacados por ele são a implantação de sistemas de reaproveitamento da água da chuva nos Fóruns Trabalhistas de Macapá e Parauapebas, além do estudo pioneiro que está sendo realizado para a implantação de energia solar em Macapá.
Em seguida, o assessor de comunicação, Edney Martins, membro da Comissão Socioambiental do TRT8, apresentou ao público a Responsabilidade Socioambiental sob a ótica do Ato Conjunto nº 24/2014, que instituiu a Política Nacional de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho. Na ocasião, apresentou o que está sendo pensado pela Comissão para implantação da Política no âmbito do nosso Regional, como a realização de oficinas participativas nos Fóruns Trabalhistas da 8ª Região. “Pretendemos ser protagonistas nessas localidades, reunindo inclusive outros órgãos”, afirmou. Destacou ainda, que a Política Nacional da Justiça do Trabalho é pioneira no poder judiciário, e que o CNJ deverá lançar uma específica sobre o tema em breve. Para finalizar o primeiro dia de evento, o Coordenador de Governança Institucional Marilson Oliveira, apresentou a proposta de governança institucional do TRT8, detalhando o conceito e contextualizando o surgimento do termo.
Este ano, o evento realizado pela Escola de Capacitação Itair Sá da Silva possui um novo formato, com painéis de 20 minutos para cada participante, com o objetivo de torná-lo mais dinâmico. A programação segue nesta terça-feira (10), a partir das 14h00, no Auditório Aloysio da Costa Chaves, com os Temas: Dignidade da Pessoa Humana, Inovação e Ética no Serviço Público.