Seminário debate temas relacionados aos valores institucionais do TRT8

— Foto: ASCOM8

 

Foi aberto na tarde desta segunda-feira (09), o Seminário de Cidadania Corporativa​,​ realizado anualmente pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região​,. desde 2008​. Os temas abordados n​o​ primeiro dia foram: Gestão Democrática, Responsabilidade Socioambiental e Transparência. A abertura foi realizada pelo Presidente do TRT8, Desembargador Francisco Sérgio Silva Rocha, onde destacou que a discussão des​ses pontos importantes para o dia a dia de trabalho visa ​ o aprimoramento da cultura corporativa.

A primeira palestra proferida pela Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Simone Pípolos, ​que ​apresentou aos participantes o Plano Anual de Capacitação (PAC) do Tribunal, a importância do mesmo para construir a visão institucional e as atividades desenvolvidas dentro do PAC. Através da palestra, os servidores puderem conhecer o cronograma de capacitações que será desenvolvido em 2015. Um destaque este ano é a realização das Capacitações Itinerantes, que inicialmente serão realizadas nos Fóruns Trabalhistas de Ananindeua e Macapá. “O objetivo é levar a estrutura da Escola de Capacitação para os Fóruns de fora da sede”, afirmou.

Na segunda apresentação, o Diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas, Álvaro Rolo, explicou aos presentes como funciona o Pagamento de Passivos na Justiça do Trabalho e as formas que o pagamento destes direitos podem ser realizados. No terceiro momento dentro do tema Gestão Democrática, o Diretor da Divisão de Obras e Projetos de Engenharia​, Carlos Araújo, apresentou a prestação de contas e o cronograma de obras que estão sendo executadas na 8ª Região, com destaque ​para ​a construção dos novos Fóruns Trabalhistas de Parauapebas, Macapá e Belém, além de reformas e adaptações no edifício sede do Tribunal e Varas do Trabalho de fora da sede, como Xinguara e Marabá.

Referente ao segundo tema, Responsabilidade Socioambiental, Carlos Araújo abordou ainda as Construções Sustentáveis, que​,​ conforme afirmou, “visa​m​ proporcionar um ambiente mais saudável​,​ sem causar prejuízos ​à​s gerações futuras”. Nes​s​e sentido, apresentou o que vêm sendo realizado pelo TRT8. Dois pontos importantes destacados por ele são a implantação de sistemas de reaproveitamento da água da chuva nos Fóruns Trabalhistas de Macapá e Parauapebas, além do estudo pioneiro que está sendo realizado para a implantação de energia solar em Macapá.

Em seguida, o assessor de comunicação​,​ Edney Martins, membro da Comissão Socioambiental do TRT8, apresentou ao público a Responsabilidade Socioambiental sob a ótica do Ato Conjunto nº 24/2014, que institui​u​ a Política Nacional de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho. Na ocasião, apresentou o que está sendo pensado pela Comissão​ para implantação da Política no âmbito do nosso Regional​, como a realização de oficinas participativas nos Fóruns Trabalhistas da 8ª Região. “Pretendemos ser protagonistas nes​s​as localidades, reunindo inclusive outros órgãos”, afirmou. Destacou ainda, que a Política Nacional ​da Justiça do Trabalho ​​é​ pioneira no poder judiciário​, e que o CNJ deverá lançar uma específica sobre o tema em breve​. Para finalizar o primeiro dia de evento, o Coordenador de Governança Institucional Marilson Oliveira, apresentou a proposta de governança institucional do TRT8, detalh​ando o conceito e contextualiz​ando o surgimento do termo.

Este ano, o evento realizado pela Escola de Capacitação Itair Sá da Silva possui um novo formato, com painéis de 20 minutos​ para cada participante​, com o objetivo de torná-lo mais dinâmico. A programação segue nesta terça-feira (10), a partir das 14h00, no Auditório Aloysio da Costa Chaves, com os Temas: Dignidade da Pessoa Humana, Inovação e Ética no Serviço Público.