
A Vila de Natal já virou tradição da família do oficial de justiça do TRT8, Norberto Lavareda. Com dezenas de peças, a vila em miniatura retrata o clima do Natal europeu, com neve, luzes, fogos de artifício, pinheiros, casas decoradas, pessoas em festa e Papai Noel. A montagem da vila iniciou de forma simples, por iniciativa de sua esposa Ana Lafayette Franco, há cerca de 10 anos, e a cada ano foi crescendo e contagiando os outros membros da família.
“Minha esposa começou com 3 casinhas bem simples no canto da sala. No ano seguinte, já acrescentou luzes, calçadas e alguns detalhes. Assim foi crescendo e comecei a ajudar, montando a parte elétrica. Agora, virou uma tradição e a cada ano vamos acrescentando uma coisa nova”, conta Norberto.
Atualmente, a montagem da vila, que ocorre logo após o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, conta também com a participação dos filhos do casal, Gustavo (23) e Arthur (15), que ficam responsáveis pela minuciosa decoração. “Na vila todo mundo tem uma função, tem o policial, o jornaleiro, o casal namorando, vários elementos e cada um tem que estar no lugar correspondente, e são eles que fazem esta arrumação”, destaca.
A cada ano, com uma disposição diferente e com elementos novos, a vila de Natal também representa a memória dos lugares pelos quais a família já visitou, pois sempre que viajam trazem um elemento novo para compor a decoração. “Toda vez trazemos um personagem, um carro, um ponto turístico. Por exemplo, temos o táxi de Nova Iorque, o ônibus inglês, o moinho da Holanda, o trenzinho de Portugal”, detalha.
Aproveite um pouquinho da vila de Natal da família de Norberto Lavareda.Veja as fotos em nosso flicker aqui.