
Com a aproximação do Natal, o espírito natalino chega em todos os lugares. No Tribunal e nas casas de seus magistrados e de seus servidores não é diferente, cada um se prepara do seu jeito e tem seus costumes para celebrar a data. Com o servidor Norberto Lavareda, Oficial de Justiça do TRT8, não é diferente. Ele monta na sala de sua casa uma cidade em miniatura inspirada no natal europeu, tudo pensado nos mínimos detalhes.
Há sete anos, Norberto organiza sua cidade em miniatura. Ele conta que no início a cidade era composta por apenas três casinhas, compradas por sua esposa, Ana Lafayette Franco, que tomou a primeira iniciativa de montar a cidade. “Ana, minha esposa, começou comprando três casinhas e dessas três casinhas nós fomos enfeitando. Depois começou a comprar os personagens e nós começamos a montar, era uma coisa bem pequena, uma mesa de menos de um metro”, afirma Norberto.
Em uma pequena mesa tudo era enfeitado, mas, com o passar dos anos, e com as viagens de família, a cidade foi aumentando. A cada lugar que visitam trazem algum objeto para decorar a cidade. Há objetos da Alemanha, Inglaterra, Holanda, Estados Unidos, Portugal e Canadá, e todos os personagens da cidade têm sua função. “Em cada viagem nós fomos trazendo coisas: casas, personagens, veículos, árvores e a cidade foi aumentando. Agora tem três metros com casas, igrejas, comércio e dizem que tem até metrô, mas nós não conseguimos ver porque a neve cobre a estação”, brinca o servidor.
Norberto pretende ampliar a cidade, que este ano já alcançou três metros e precisou de uma mesa de apoio emprestada pelo condomínio para ser montada, mas quer modernizá-la, como faz a cada ano. Para ele as partes mais complicadas da montagem da cidade são o desenho de como a cidade ficará, pois cada ano é diferente, e a parte elétrica, pois o servidor afirma que a maioria dos objetos da cidade funcionam com um gerador e à bateria. “Pretendo ampliar a cidade, mas nós temos que ir modernizando porque em sete anos tem que dar uma renovada. Agora temos os leds, que dão outra iluminação, vai ficando mais simples, mais leve e fica mais fácil de esconder”, completou.
Agora Norberto monta a cidade sozinho, mas sua esposa sempre está pensando nas novidades para a cidade. “A Ana traz as novidades e diz pra eu colocar”. Quando perguntado qual é seu lugar preferido na cidade, Norberto é rápido ao responder “A igreja! Ela tem muitos detalhes, tem pastor, padre, coral, acho que é uma igreja boa para casamento”, comenta aos risos.
Natal é a época do ano para confraternizações, fraternidade e união e, segundo Norberto, a melhor parte de montar a cidade é a participação de todos, porque todos os amigos querem visitar. "Todo mundo já pede pra ver a cidade [...] o que me traz mais prazer é a participação de todo mundo, o natal, a união com o pessoal”, finaliza.
Veja as fotos da cidade natalina montada por Norberto.